Imprensa de Capão Bonito apoiará divulgação de ações para atualização do Plano Diretor

O prefeito de Capão Bonito Marco Citadini e a equipe de comunicação da Prefeitura, composta pelo secretário de relações institucionais Francisco Lino, pelo assessor de imprensa Neto Tallarico e pelo gestor de redes sociais Thiago Okamoto, promoveram nesta sexta-feira (15) uma coletiva com a imprensa local para solicitar apoio na divulgação das ações para a atualização do Plano Diretor Municipal.

A reunião contou com a presença dos vereadores e radialistas Carlos Chaves e Mario Silva, do assessor de imprensa da Câmara Municipal Igor Soares, do radialista da Mix FM, Band FM e Cacique AM, Ivo Ricardo, Anderson Ferreira, do canal PNC, Júnior Proença, do Capão Bonito Notícias, Eduardo Mendes, do Portal Capão Bonito, e do assistente técnico administrativo da Fatec, André Mello.

Na coletiva, os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento, o engenheiro Rodrigo Bloes e a arquiteta Suellen Costa, que trabalham na atualização do Plano Diretor, relataram a importância da divulgação das atividades nesse processo.

“O primeiro passo é expor o que é o Plano Diretor e a importância dele para o município. Haverá fases em que as pessoas serão ouvidas, por meio de oficinas, audiências públicas, fóruns e questionários. Por isso necessitamos de uma ampla divulgação, pois as pesquisas devem apontar dados assertivos para a realização de um diagnóstico real e de soluções às questões que aparecerão”, explicaram.

O prefeito Marco Citadini também ressaltou a importância do Plano para garantir a todos o direito à cidade. ”O Plano foi elaborado em 2006 e não foi mais atualizado. A realidade da cidade é outra, por isso é essencial essa revisão, para entendermos as reais necessidades da população e trabalharmos de acordo com elas em todos os setores em que a administração pública é responsável”, frisou.

Entendendo a relevância do assunto para Capão Bonito, sendo uma utilidade pública, todos os órgãos da imprensa se colocaram à disposição para apoiar a divulgação das etapas e dos eventos na atualização do Plano Diretor Municipal.

“Agradeço a atenção de todos os colegas de imprensa, nossa intenção é fazermos um plano de comunicação integrado para que as informações cheguem a toda a população capão-bonitense”, afirmou o secretário Francisco Lino.

Plano Diretor

É um plano de ação, feito de forma participativa pela Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores e toda a comunidade, com o objetivo de direcionar o planejamento da cidade e sua gestão para solucionar os principais problemas do município.

De acordo com o Estatuto das Cidades, todo município com mais de 20 mil habitantes, bem como aqueles situados em regiões metropolitanas, áreas turísticas ou com empreendimentos com grandes impactos ambientais, deve ter Plano Diretor.

Com o passar dos anos, as cidades sofrem mudanças significativas. Para acompanhar as modificações que ocorrem nas diversas áreas do município, o Plano Diretor deve ser revisto. Por isso, a Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Planejamento está realizando esta ação.

A Secretaria, comandada pelo secretário Eder Danilo Queiroz, firmou parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das mais renomadas do país, que fará uma consultoria especializada no desenvolvimento da revisão. Para o levantamento de dados, leituras técnicas e comunitárias, a Secretaria também realizou uma parceria, desta vez com o curso de arquitetura da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (Fait).

O desenvolvimento da atualização está sendo organizada entre os responsáveis e o lançamento oficial do projeto acontecerá no próximo mês de abril.