Inscrições para o vestibular da Univesp vão até o dia 14

O período de inscrição para o vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) termina no próximo dia 14 de novembro, às 15h. As inscrições devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As provas ocorrerão no dia 01º de dezembro e o início das aulas está previsto para fevereiro de 2020.

Em Capão Bonito, a Univesp abriu 30 vagas para o ano que vem, sendo 15 para o eixo básico em licenciatura e 15 para o eixo básico em computação. Com isso, o polo capão-bonitense chegará a um total de 210 vagas.

Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar do vestibular, basta ter concluído o ensino médio, ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula.

O exame será realizado de forma presencial. A lista completa dos locais da prova também estará disponível em: vestibular.univesp.br, no dia 26 de novembro. O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 02 de dezembro, também no site do vestibular.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o vestibular 2020 foi planejado para ampliar o acesso ao ensino superior gratuito.

Segundo Azevedo, os alunos do eixo de Computação, farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, que teve a grade reformulada. “Para esse processo seletivo, seguimos o parecer 266/2011 do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), que normatiza o BTI. O aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como bacharel de Tecnologia da Informação, se continuar por mais um ano, será um cientista de dados ou se prosseguir por mais dois, se forma engenheiro. O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi responsável por 7% do PIB de 2018 e gerou 43 mil novos trabalhos. De acordo com relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área demandará 420 mil novos empregos até 2024”, completou.

Os ingressantes nas Licenciaturas, como no vestibular passado, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. “O estudante terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribuirá para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares”, afirmou o presidente.

Univesp Capão Bonito

O novo polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) de Capão Bonito, que é pública e gratuita, foi conquistado pelo prefeito Marco Citadini, em maio de 2018, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovações do Estado.

O polo fica instalado no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, com grande infraestrutura, laboratório com 50 computadores com processadores de alta geração e internet, disponibilizados pela Prefeitura Municipal, por meio de verba do gabinete.

A Univesp conta cursos realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.