Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Médico dr. Newton Miyashita esteve em Capão Bonito

VISITA ESPECIAL – Capão Bonito recebeu em abril a ilustre visita do dr. Newton Tomio Miyashita, médico especialista em ginecologia e obstetrícia e um dos idealizadores do Programa Primeiríssima Infância, que tem por objetivo atender as crianças desde o nascimento, até os 3 anos de idade.

O médico foi recepcionado pelo prefeito Julio Fernando, pelo vice e secretário de Saúde Roberto Tamura e pela secretária de Educação – Ana Luiza Dias.

Na oportunidade, representantes do Executivo Municipal puderam conversar sobre os benefícios da humanização do parto.

O médico também conheceu os trabalhos desenvolvidos na Casa da Gestante, na Maternidade da Santa Casa, na Educação, no CRAS, no CREAS e na Casa do Adolescente.

“Visitas como esta somente somam e nos ajudam no desenvolvimento de um trabalho digno visando o ser humano”, destacaram o prefeito Julio Fernando e o vice Roberto Tamura.

Dr. Newton Tomio Miyashita é médico obstetra pela PUC-Campinas, membro da comissão de Aleitamento Materno da Febrasgo, administrador hospitalar pela FGV-EASP e diretor médico da Santa Casa de São José dos Campos. Também é consultor em Humanização do Parto e Nascimento nos programas estaduais da Primeiríssima Infância, com apoio da FMCSV.

Humanização obstétrica – O ano de 1999 é um marco histórico para a área da obstetrícia no Brasil. Em 5 de agosto, com a Portaria nº 985/GM, o então ministro José Serra ofi­cializou a criação dos Centros de Parto Normal (CPN), para o atendimento à mulher no período gravídico-puerperal pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta Portaria, de­finiu-se como Centro de Parto Normal a unidade de saúde que presta atendimento humanizado e de qualidade exclusivamente ao parto normal sem distócia. A partir deste marco, surgiram diversas experiências o­ficiais de programas institucionalizados de humanização do parto e do nascimento. Além disso, centros de parto normal extra-hospitalares ou as casas de parto e os centros de parto normal intra-hospitalares foram criados.

Segundo o dr. Newton Miyashita, o nascimento, em sequência ao parto, é um processo importante, planejado e organizado para que o nascimento da família em torno dessa criança ocorra nesse minuto mágico pós-parto. “Isso pode garantir atenção, intenção e proteção pela formação de uma família no entorno da criança. Certamente, esses cuidados resultarão em uma infância feliz e saudável para poder crescer com o seu futuro assegurado. É nesse momento inicial que o sentimento de família é fortalecido a partir da indução dos participantes ao sentido de assenhoramento quanto ao recém-nascido, criando defensores ferrenhos do direito dessa criança de ser protegida, cuidada e acolhida na família, núcleo base da sociedade”, destaca o renomado médico.

De acordo ainda com Miyashita, no Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, o tema da Humanização do Parto e Nascimento ganhou destaque.

“Ele teve como objetivo maior fortalecer os vínculos de mães e bebês e de bebês com a família, facilitando, estimulando e induzindo a formação e o fortalecimento da família em torno de cada bebê. Isso é realizado através da vivência do trabalho de parto, parto e nascimento humanizados pelo trinômio mãe-bebê-acompanhante. Assim, busca-se garantir ao recém-nascido uma chegada como novo, importante e melhor cidadão na sociedade. Essa atuação pode trazer benefícios como as quedas brutais da criminalidade experimentadas pelas sociedades que assumiram esses programas infantis há mais de 20 anos”, explicou o médico.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp