Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Ministério da Cultura e Instituto CCR levam o espetáculo “Mamulengo” da Cia BuZum! para Buri, Capão Bonito e Taquarivaí

TEATRO – O Ministério da Cultura e o Instituto CCR levam a 24 cidades do sudoeste paulista o espetáculo Mamulengo, nova criação do projeto BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas. Com o patrocínio da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), entre 29 de maio e 31 de agosto, o BuZum! apresenta 238 sessões gratuitas da peça que explora a cultura popular por meio de bonecos criados por mestres tradicionais de Pernambuco.

As sessões do BuZum! são apresentadas pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de 10 anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR, como a CCR SPVias.

O enredo de Mamulengo envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a “Capital do Mamulengo”.

Com texto de Beto Andreetta e direção de Wanderley Piras, o espetáculo também mostra crianças de universos distintos que se encontram e exploram a cultura popular juntos. Enquanto uma criança é mais voltada à tecnologia e brinca com um ‘smartphone’, a outra tem uma mala com um ‘segredo’. Elas iniciam uma conversa e começam a interagir e compartilhar suas culturas. João, neto de um mamulengueiro, mostra que dentro de sua mala há um boneco, gerando curiosidade em sua amiga, e, a partir daí, a história se desenrola.

O mamulengo – O mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente encontrado no estado de Pernambuco. Há dúvidas a respeito da origem do nome, mas acredita-se que tenha vindo do termo “mão molenga”, ou “mão mole”, mostrando que quem faz a manipulação deve ter uma grande habilidade manual. Em geral, os mamulengueiros trabalham com dois personagens ao mesmo tempo e muitas vezes manipulam mais de 60 bonecos durante uma brincadeira. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos. Tradicionalmente, as apresentações são feitas em praças públicas ou durante festejos religiosos, que podem durar horas ou dias, com temáticas bíblicas ou atualidades. Em 2015, o Mamulengo recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecimento dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Itinerância de Mamulengo pelo interior de São Paulo – De 29 de maio a 09 de junho, e de 31 de julho a 31 de agosto, o BuZum! leva o espetáculo Mamulengo para alunos da rede pública de ensino de 24 cidades no estado de São Paulo: Santa Cruz do Rio Pardo, Águas de Santa Bárbara, Itaí, Avaré, Cerqueira César, Itatinga, Pardinho, Bofete, Torre de Pedra, Porangaba, Quadra, Cesário Lange, Tatuí, Capela do Alto, Sarapuí, Alambari, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Buri, Taquarivaí, Itaberá, Itapeva e Itararé.

Educação – Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz  levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mari Gutierrez. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno por meio de charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. As crianças presentes na plateia recebem: um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças; e o gibi BuZum! em Quadrinhos, que traz o enredo de espetáculos do projeto no divertido formato de história em quadrinhos.

FICHA TÉCNICA “Mamulengo”

Concepção e texto_ Beto Andreetta

Direção_ Wanderley Piras

Elenco_ Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Geovana Oliveira, Júlia Barnabé, Kelly Guidotti, Nilton Marques, Nina Rocha e Thiago Thalles

Trilha sonora_ César Maluf

Criação e confecção de bonecos e cenário_ Genilda Felix, Joelma Felix, Dejane Maria, Mestre Bila, Mestre Zé Lopes, Miro dos Bonecos, Bibio de Saúba, Neide.

Direção de produção_ Mari Gutierrez

Coordenação de produção_ Aldo Andreetta

Produção executiva_ Fabíola Gonçales e Juliana Christão

Produção de campo_ Leonardo Campos e Thiago Catelani

Design gráfico_ Sato do Brasil> casadalapa

Fotos_ Milene Milan

Técnicos de som e luz_ Roger Borges e Henrique Hertzel

Motoristas_ José Valério e Renner Santos

Direção administrativa_ Jackson Iris

Assistente financeiro_ Glaucia Souza

Assessoria de imprensa_ Buriti Comunicação

Realização_ BuZum!

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

SANTA CRUZ DO RIO PARDO – 29 e 30 de maio

ÁGUAS DE SANTA BÁRBARA – 31 de maio

ITAÍ – 01 e 02 de junho

AVARÉ – 05 e 06 de junho

CERQUEIRA CÉSAR – 07 de junho

ITATINGA – 08 de junho

PARDINHO – 09 de junho

BOFETE – 31 de julho

TORRE DE PEDRA – 1º de agosto

PORANGABA – 02 de agosto

QUADRA – 03 de agosto

CESÁRIO LANGE – 04 de agosto

TATUÍ – 07 e 08 de agosto

CAPELA DO ALTO – 09 e 10 de agosto

SARAPUÍ – 11 de agosto

ALAMBARI – 14 de agosto

ITAPETININGA – 15 e 16 de agosto

SÃO MIGUEL ARCANJO – 17 e 18 de agosto

CAPÃO BONITO – 21 e 22 de agosto

BURI – 23 de agosto

TAQUARIVAÍ – 24 de agosto

ITABERÁ – 25 de agosto

ITAPEVA – 28 e 29 de agosto

ITARARÉ – 30 e 31 de agosto

Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h | 14h30

Classificação: Livre

Capacidade: 50 pessoas por sessão

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp