CULTURA– Aconteceu no último sábado, 20/11, na Divisão Municipal de Cultura uma homenagem póstuma à memória dos artistas Raimundo de Jesus – Presidente do Grupo Erê; Eduardo Costa Neto – presidente interino do Conselho de Cultura e ator; Francisco Honorato Almeida Filho – artista plástico e desenhista; Maria das Dores Moretto Andrello – artista plástica e poetisa.

Durante a solenidade quatro salas da Divisão de Cultura receberam as fotos e nomes dos artistas homenageados, houve discurso de familiares e apresentação cultural do artista Clayton Jackson.

Na segunda parte do evento aconteceu a abertura da exposição “Consciência Negra” organizada pelo dirigente cultural prof. Maurilio Aleixo.

Estiveram presentes a secretária de Educação e Cultura – Ana Luiza Dias, o prefeito Júlio Fernando, coordenadora do Projeto Guri Eliane Silva, bailarina e professora de arte Camila Josefina, professor de arte Cazão, vice presidenta do conselho de cultura Veronica Volpato, diretora municipal de turismo profa. Janaina Faia.

A Divisão de Cultura e Secretaria de Educação buscam valorizar, fomentar e apoiar as políticas públicas e ações artístico culturais no município em todas as áreas e linguagens.

No prédio da divisão já existe obras de arte de artistas capão-bonitenses como: artesão Jango Perna, poetisa e pintora Maria das Dores Moreto, escritor Juraci Chagas, Artesã Zeti Camargo, do muralista e professor de arte Cazão entre outros.

A divisão de cultura iniciou ainda criação de um acervo de livros, cuida da coleção dos troféus da banda marcial, mantém peças históricas como: a cápsula da bala de canhão da revolução de 32, mantém um acervo de fotos e vídeos antigos, abriga a sede administrativa da cultura e da Divisão de turismo e tem abrigado também as reuniões do Conselho de Cultura.

Balanço positivo de ações – Nós últimos 6 meses a Divisão de Cultura e Secretaria de Educação juntas executaram: revitalização do espaço do Pojeto Guri;  Concurso de Fotografia sobre Capão Bonito;  Concurso de Desenho Folclórico sobre Capão Bonito; Concurso de Poesias sobre Capão Bonito;  Concurso de Rap e suas vertentes; Concurso Maquiagem e Fantasia Halloween; Concurso Máscaras Africanas; Exposição Origami; Oficina de Origami para crianças; Lançamento do Projeto OCA; Início da Revitalização da Biblioteca Municipal que completou 50 anos; que terá sua comemoração prolongada por um ano, até outubro de 2022;

Será lançado neste Natal os Concursos: “Natal Presépio” e “Casa Enfeitada”

Consciência Negra – A exposição da “Consciência Negra” fica na sala “Zeti Camargo”, localizada Salvador Nicácio Mendes, 278, no bairro Santa Rosa.

A visitação ocorre de segunda a sexta das 9 às 11 horas e das 14 às 16h30, com entrada gratuita, classificação livre, uso obrigatório de máscara e capacidade reduzida.