Novo modelo de cobrança de tributos gerará economia de R$ 1 milhão aos cofres públicos de Capão Bonito

A atual gestão da Prefeitura Municipal de Capão Bonito mais uma vez dá exemplo de boa administração ao dinheiro público. Por meio de parceria com instituições bancárias, o prefeito Marco Citadini instituiu um novo modelo de cobrança de tributos municipais, como IPTU e ISS, que gerará economia de cerca de R$ 1 milhão aos cofres públicos municipais.

De acordo com a Secretaria de Administração e Finanças, para receber o pagamento dos impostos, era realizada uma licitação para a contratação da instituição bancária. “Fazíamos nesse modelo e no ano passado a licitação fechou em R$ 7,90 por lâmina dos carnês. Atualmente temos em Capão Bonito cerca de 18 mil carnês, somando algo em torno de 140 mil lâminas. O total de pagamento ao banco no ano passado ficou em torno de R$ 1,2 milhão”, afirmou o secretário Noel Correa Leme.

Agora com a nova modalidade instituída, por meio de chamamento das instituições bancárias do município, será realizada a cobrança via Documento de Arrecadação Municipal (DAM), em que o valor da lâmina sairá na média de R$ 1,40, ficando o valor total em cerca de R$ 200 mil.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Administração de Finanças, se o pagamento dos impostos for feito na Tesouraria Municipal, o custo será zero para a municipalidade, gerando uma economia ainda maior.

Para se tornar possível esse benefício em Capão Bonito, o prefeito Marco Citadini negociou diretamente com gerentes e representantes das instituições bancárias Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

“Vivemos um momento de crise no Brasil, mas buscamos sempre novas alternativas e inovações importantes para o nosso município. Estamos com as contas em dias, e essa nova modalidade de recebimento de impostos é mais um grande passo para mantermos a Prefeitura de Capão Bonito equilibrada”, destacou o prefeito.