Obras no Parque Nascentes do Paranapanema começam

TURISMO – O prefeito Marco Citadini recebeu na semana passada a visita do diretor da Fundação Florestal – Edson Montilha de Oliveira e do gestor do Parque Nascentes do Paranapanema (PENAP) – Thiago Conforti, que anunciaram o início das obras no parque.

Será construída uma portaria com portal de vigilância e sinalização. O investimento será de R$ 1,6 milhão.

Com as obras, o PNAP de Capão Bonito terá uma estrutura adequada para receber turistas e fomentar Turismo local.

“O projeto é similar ao Parque Estadual Carlos Botelho de São Miguel Arcanjo e garantirá maior acessibilidade e segurança. O Turismo é um negócio e deve ser tratado como tal. Com os investimentos em infraestrutura, é possível aumentar a geração de emprego e renda no município, por meio do trabalho dos guias turísticos, da procura pelos nossos hotéis e restaurantes, por exemplo. Além disso, vamos melhorar as condições de vida da comunidade residente nos bairros que o PENAP abrange”, destacou o prefeito.

O PENAP conta com uma área de 22,5 mil hectares de Mata Atlântica preservada, com água cristalina brotando de 1.002 nascentes que dão origem ao Rio Paranapanema, um dos mais importantes rios paulistas, em termos de geração de energia e abastecimento de água, sendo considerado um dos rios mais limpos do Estado de São Paulo.

O parque protege uma área singular, com alto grau de conservação e elevados níveis de riqueza biológica, sendo formada por uma importante transição entre Floresta Ombrófila Densa e Floresta Estacional Semidecidual.

Entre seus objetivos estão a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do corredor biológico de Paranapiacaba, formando um contínuo biológico que busca garantir a perpetuidade dos seus processos ecológicos e fluxos gênicos, bem como a realização do ecoturismo, lazer e educação ambiental para a sociedade.

Uma das principais atrações do PENAP é a “Trilha do Amendoim”, uma trilha que conta com pontos para observação da mata, um pequeno mirante formado por um deslizamento de terra e segue pela margem do Rio Paranapanema em trecho de declive percorrendo áreas com Mata Atlântica em estado avançado de conservação, com a possibilidade de observação da flora e fauna e alguns pontos para banho.

Outra importante atração é a “Cachoeira da Casa de Alvenaria”, que possui uma queda d’água com cerca de sete metros de altura, com poço, dentro da mata preservada.

O PENAP foi criado pelo Decreto Estadual nº 58.148, de 21 de junho de 2012, assinado pelo governador Geraldo Alckmin, durante a Rio+20 – a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Desde que foi criado, o Parque não havia recebido nenhum tipo de verba para investimentos em infraestrutura, mas, a partir de 2017, a Prefeitura Municipal de Capão Bonito vem atuando na reivindicação constante de recursos junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e no início deste ano, o Governo do Estado anunciou os primeiros investimentos para o PENAP.

Os investimentos coincidem com o objetivo da atual administração municipal, que tem entre suas prioridades, fomentar o turismo local e regional, considerando que é um dos setores que fortalecerão o desenvolvimento da cidade e da região.