Palestra marca o Dia do Enfermeiro em Capão Bonito

GRATIDÃO AOS PROFESSIONAIS DE ENFERMAGEM – Na última 4ª feira, 12/05, a Secretaria Municipal de Saúde de Capão Bonito realizou uma palestra em homenagem ao Dia do Enfermeiro no Centro Educacional “Paulo Freire”.

Os palestrantes foram o dr. Bruno Augusto Moreira e a psicóloga Valquíria que abrilhantaram o evento.

A Secretaria de Saúde agradeceu ao comércio local que participou com a doação de brindes para sortear aos profissionais.

O vice-prefeito e secretário de Saúde – Roberto Tamura prestigiou a palestra representando o prefeito Julio Fernando e enalteceu a importância dos enfermeiros e profissionais de saúde neste momento de enfrentamento da pandemia e nas ações de Saúde Pública.

“Realmente são heróis que merecem toda a nossa gratidão e reconhecimento. O Dia do Enfermeiro é mais do que uma data comemorativa comum. Afinal, não se trata de uma simples profissão. O ato de cuidar de outra pessoa ultrapassa o mero cumprimento do dever e ‘Ser Enfermeira’ representa dedicação, responsabilidade, competência, respeito, ética, carinho, amor e uma grande dose de humanidade. A todos os profissionais nosso muito obrigado em nome da população de Capão Bonito”, enfatizou o secretário.

Segundo enfermeiras de Capão Bonito, ter a vida de outra pessoa sob sua guarda exige confiança e paciência, além de uma boa dose de psicologia, por isso foi muito bem-vinda a palestra com a dra. Valquíria.

“É importante este momento de diálogo e aprendizagem para que possamos, diante de tristezas e preocupações, não esmorecer na vontade de ajudar. E que, frente à impossibilidade de qualquer ação, possa ser a voz da ternura que, como consolo, ameniza as dores e a aflição”, destacaram enfermeiras.

De acordo com o dr. Bruno, muitas vezes, os profissionais da enfermagem acabam se afeiçoando tanto aos pacientes e estes a eles, que se estabelece uma relação ainda maior do que dos enfermos com os médicos.

“Uma profissão em que o ato de servir ao próximo alcança o sublime e não tem preço. Seja lutando pela cura e pela vida ou para preservar a dignidade do paciente até seu momento final”, frisou o dr. Bruno.

Dia do enfermeiro – uma profissão duas datas

Em uma rápida pesquisa no Google é comum encontrar duas datas como o dia do enfermeiro. Isso acontece, porque no dia 10 de agosto comemora-se o dia em que, no ano de 1938 o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto que instituiu o dia 12 de maio como o Dia Internacional da Enfermagem.

Ou seja, existem duas datas comemorativas para esses profissionais tão valiosos e fundamentais para as ações de saúde.

A Enfermagem é uma das mais antigas profissões e é conhecida como a “Arte de Cuidar”. Tal reconhecimento se deve ao trabalho da britânica Florence Nightingale, tida como a fundadora da Enfermagem moderna.

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer; a mais bela das artes!”  (Florence Nightingale).

“Parabenizamos a todos os profissionais de enfermagem pelo seu valioso trabalho em Capão Bonito! Gratidão!”, acrescentou o prefeito Julio Fernando ao voltar de sua agenda em São Paulo na noite de quarta-feira, 12/05.