RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE – O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem, que garante seu reaproveitamento.

O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade.

A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado, estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas).

Não podemos esquecer também que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.

Nesta semana, Capão Bonito teve mais uma ótima notícia para o setor de reciclagem e meio ambiente – o vidro também será reciclado no município a exemplo de Itapetininga.

A ACAMAR (Cooperativa de Reciclagem de Capão Bonito) acaba de concretizar uma importante parceria com a empresa Massfix, que possibilitará a reciclagem deste material.

A Massfix é a maior processadora de vidros do Brasil.

“Será mais um avanço para nossa cooperativa e para Capão Bonito. Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de vidro é a separação e coleta seletiva do vidro. Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro é sua separação por cores (âmbar, verde, translúcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separação é de extrema importância para a fabricação de novos objetos de vidro, pois garante suas características e qualidades”, explicou o gestor da ACAMAR – Cristiano Ferreira.

Massfix – Desde 1991 a Massfix atua na reciclagem de cacos de vidros planos, vidros laminados e vidros de embalagens, sendo hoje a única empresa no mercado que recicla todo o tipo de vidro.

“No início de nossa história atuávamos apenas na coleta de cacos em uma pequena região de São Paulo. Com seriedade e profissionalismo a Massfix expandiu sua atuação, sempre se especializando e inovando no processo de beneficiamento e transportes destes resíduos, e hoje está em grande parte da região sudeste, com equipamentos roll on/roll off que proporcionam maior eficiência no atendimento. Atualmente atendemos mais de 1000 fornecedores entre pequenos e grandes geradores de diferentes segmentos, coletando todos os tipos de vidros: planos, temperados, laminados, vidros de embalagens e outros especiais”, informou a empresa.

As preocupações com o meio ambiente são a base das as atividades da Massfix, e nos orgulhamos em contribuir com um ramo de atividade nobre que visa preservar a natureza, impedindo o descarte indevido de resíduos em aterros sanitários e lixões, reinserindo matérias-primas na cadeia produtiva.

A Massfix trabalha no reaproveitamento dos resíduos de vidros de forma a serem reutilizados como matéria-prima em diferentes segmentos como: indústrias de vidro, indústria cerâmica, coloríficos, jateamento, microesferas, tintas, e muitas outras.