Plano Diretor de Turismo de Capão Bonito está em fase de conclusão

O Plano Diretor de Turismo de Capão Bonito (PDTur), elaborado pela Prefeitura Municipal, por meio de parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus Sorocaba), empresa Suzano e Etec “Dr. Celso Charuri” está em fase de conclusão.

Nesta quinta-feira, dia 08, o professor da UFSCar e um dos responsáveis pelo projeto, Heros Lobo, participou da reunião do Conselho Municipal de Turismo para expor o trabalho realizado até o momento, e afirmou que o Plano será finalizado até o fim deste mês de agosto.

Lobo apresentou aos conselheiros, uma síntese da primeira versão dos resultados obtidos, das fases de caracterização, inventário e planejamento estratégico, além de discutir os resultados e consolidar as estratégias para a conclusão do trabalho. Segundo o professor, após o fechamento do documento, deverão ser realizadas audiências públicas, para que a população possa participar ativamente do Plano e, em seguida, acontecerá a entrega da versão final.

“O Plano Diretor de Turismo é um documento estratégico, base para orientação do desenvolvimento turístico local, atende à legislação brasileira e é um pré-requisito para enquadramento como Município de Interesse Turístico (MIT), do Governo de São Paulo, para que Capão Bonito possa estar apto a receber recursos para fortalecer o setor”, explicou Lobo.

O PDTur de Capão Bonito contará com apresentação, introdução, métodos e etapas, além da caracterização geral do município, como histórico, dados gerais socioeconômicos, infraestrutura e administração, e caracterização turística, como conexão com as políticas públicas, serviços, equipamentos atrativos, entre outros.

De acordo com os técnicos da UFSCar, depois que finalizado e de ser aprovado na Câmara Municipal, o Plano vira uma lei e dará as direções das ações que as políticas públicas devem seguir para fomentar o turismo local. “A iniciativa da Prefeitura em elaborar o PDTur mostra que os gestores estão interessados em fazer algo que não seja apenas cumprir as burocracias, mas sim em trazer o melhor para o município, de acordo com as suas características”, afirmaram.

O Plano Diretor de Turismo de Capão Bonito é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, com apoio da empresa Suzano, que investiu na contratação da UFSCar de Sorocaba para a realização do projeto. As etapas dos trabalhos técnicos contaram com a participação de professores e estudantes do curso de Turismo Receptivo da Etec “Dr. Celso Charuri”, de Capão Bonito.