PMCB antecipa pagamento de segunda parcela do 13º salário

ABONO SALÁRIAL – A exemplo do que aconteceu no pagamento da 1ª parcela em novembro, a Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria de Finanças e Administração e Departamento de Recursos Humanos comunicou no começo desta semana que irá antecipar o pagamento da 2ª parcela do 13] salário para esta sexta-feira, 15 dezembro.

“Apesar de enfrentarmos um ano difícil na economia de todo país, conseguimos, graças a um controle rígido dos gastos públicos, pagar as duas parcelas do 13º salário aos Servidores Municipais”, destacou o prefeito Marco Citadini (PTB).

De acordo com a Secretaria de Finanças, na primeira parcela foram pagos R$ 1,4 milhão e na 2ª mais de R$ 1,3 milhão, totalizando mais de R$ 2,7 milhões.

“É um dinheiro que também será importante para o aquecimento do comércio local”, frisou o secretário de Finanças – Noel Corre Leme.

A antecipação facilitará também o planejamento familiar dos funcionários da prefeitura para as comemorações e festividades de fim de ano.

Pesquisa da CNM mostra crescimento das prefeituras que atrasarão apagamento – A chegada do final do ano traz aos gestores municipais mais um desafio: o pagamento do 13º salário dos funcionários públicos municipais. Chamado de gratificação natalina para os trabalhadores pela lei nº 4.090 de 1962, o 13º salário corresponde a 1/12 avos da remuneração do trabalhador por mês trabalhado, já o parcelamento do mesmo é facultado pela legislação.

Essa gratificação dobra o gasto com pessoal das prefeituras nos meses finais de cada ano e tem efeitos consideráveis na economia no período em que é paga.

Visando mensurar a realidade dos municípios, no que tange ao pagamento do 13º salário, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) desenvolveu uma pesquisa nacional sobre o tema.

A pesquisa realizada cumpriu o objetivo de dimensionar a relação dos municípios e o compromisso financeiro desses junto aos seus funcionários.

“Foi possível perceber o crescimento do percentual de municípios que declararam que atrasarão o pagamento da gratificação natalina e a tendência maior de postergação do pagamento do 13º salário, pois o percentual de municípios que optaram a pagar em parcela única caiu frente aos últimos anos. A crise econômica e a queda de arrecadação são os principais argumentos. Estados do Norte e Nordeste e Rio Grande do Sul são os mais afetados”, informou a CNM.