Praça Edson Kazuhiro Ueda é revitalizada

REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS – A Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria Municipal de Obras, já finalizou a revitalização e pintura na praça “Edson Kazuhiro Ueda”, na rua Kantoko Iha, no bairro Nova Capão Bonito.

A revitalização da praça, inaugurada na gestão 2013-2016 do prefeito Julio Fernando era pleiteada há vários anos pelos moradores e agradeceram a Administração Municipal pelas melhorias.

Edson Kazuhiro Ueda – mestre da fotografia

Edson Ueda foi sempre considerado um exemplo de honestidade, simplicidade, integridade e dedicação, deixando seus padrões de vida marcados na história do município, servindo de referência para as futuras gerações.

Nasceu no Brasil, em Pereira Barreto (SP) em 1936.

Era filho de pais agricultores, com mais de 10 irmãos. A família se mudou ainda para Piedade e depois para São Miguel Arcanjo, por conta das dificuldades n0 campo. Com a família grande e a necessidade de encontrar uma fonte de renda, Edson Ueda e mais dois tios foram para Itapetininga aprender o ofício de fotógrafo com um cunhado deles.

Aos 17 anos o jovem aprendiz começava a trabalhar na Foto Aurora, que até hoje existe em Itapetininga.

Poucos depois o recém iniciado na fotografia se mudaria para Capão Bonito, constituiria família com Urako Ueda e viriam os quatro filhos do casal – Edilson, Cláudio, Shigueo e Eliane. E surgiria assim, também  o próprio negócio de Edson: o Foto Ueda, que até hoje é sinônimo de tradição e história na cidade.

Edson dizia que a fotografia perdeu um pouco da graça com a chegada das máquinas digitais, isso nos anos 2000.

A última cobertura fotográfica realizada por ele foi em novembro de 2012, pouco antes de seu falecimento.

Desde a abertura da Foto Ueda, o “mestre Ueda” passaria por todas as evoluções da fotografia: desde quando as imagens eram captadas em placas de vidro, depois as películas ou filmes analógicos (o famoso negativo) até chegar no processo digital.

Ele também fez parte dos registros mais importantes da cidade, como casamentos que marcaram época, eventos políticos e momentos históricos de Capão Bonito.

“Ao manter espaços públicos bem cuidados e bonitos reverenciamos os homenageados como o saudoso sr. Edson Ueda”, destacou o prefeito Julio Fernando.