Prefeito informa novas medidas do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus

BOLETIM CORONAVIRUS – O prefeito Julio Fernando novamente esteve nas redes sociais e nos canais de comunicação do Governo Municipal na última quarta-feira, 09 de junho, para informar números atualizados sobre o combate a pandemia e também medidas discutidas em reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus.

Segundo o chefe do Executivo, Capão Bonito registrou 156 novos casos na quarta-feira, maior número já anotado no histórico de enfrentamento da pandemia no município, totalizando 4.665 pessoas com Covid-19, 138 suspeitos, 4.163 pacientes curados e 136 óbitos.

“Até a data de hoje, a Santa Casa tem 100% dos leitos da UTI ocupados, com 09 pacientes de Capão Bonito e 01 de outros municípios, e 153% de leitos da Enfermaria ocupados, com 23 pacientes de Capão Bonito e 01 de outros municípios. É uma situação grave e delicada. O Poder Público vem proporcionando todo o suporte necessário à Santa Casa para que não falte nenhum medicamento e seja garantido o atendimento, os médicos, profissionais da saúde e fiscalização estão trabalhando muito no enfrentamento da doença. Volto a pedir que todos sigam os protocolos sanitários, evitam aglomerações e circulações desnecessárias. Temos que preservar nossas vidas e das pessoas próximas. Não é possível amenizar essa situação sem a colaboração da nossa população. É um absurdo, como disse um cidadão, que a Prefeitura tenha que contar com apoio da Polícia Militar para garantir o cumprimento de protocolos de saúde”, alegou o prefeito.

O prefeito Julio Fernando ainda destacou no final do boletim que novas medidas poderão ser tomadas através do Comitê se a situação não for amenizada.

“Estamos tentando a todo momento executar ações que garantam a segurança sanitária e também não gerem impactos ainda mais negativos no nosso comércio que já sofreu muito no ano passado, mas é necessário conscientização neste momento crítico”, acrescentou o prefeito.

Confira as novas medidas anunciadas:

Novas medidas Decreto Municipal no. 073/21, de 09 de junho de 2021:

• A partir das 00:00 horas, do dia 11 de junho de 2021, Capão Bonito adéqua-se as novas modificações na fase de Transição do Plano São Paulo, instituído pelo Governo Estadual, permitindo funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais considerados essenciais e não essenciais, com atendimento presencial a seus clientes no horário das 6:00 horas às19:00 horas, de segunda a sexta-feira.
  • O funcionamento dos estabelecimentos comerciais deverá observar todos os protocolos sanitários vigentes e já previstos nos decretos anteriores, sendo obrigatório aos consumidores fazerem uso de todas as recomendações lá especificadas – (uso de álcool em gel, máscaras, entre outras), devendo os estabelecimentos comerciais receber em seu interior consumidores até 25% (vinte e cinco por cento) de sua capacidade de lotação. Aos sábados e domingos das 06:00 horas às 14:00 horas. Após os respectivos horários de encerramento, poderão dar prosseguimento no atendimento no sistema Delivery.
  • Fica autorizado realizar os cultos e missas nos templos e demais recintos de natureza religiosa, de segunda a sexta-feira, das 6:00 horas as 19:00 horas, permitindo o comparecimento presencial de fieis em até 25% da capacidade do local, devendo ser adotado pelo presente todas as medidas de prevenção sanitária previstas no artigo anterior ficando revogado o art. 11 do Decreto Municipal nº 040/2021. Aos sábados e domingos, das 18:00 horas as 20:00 horas.
  • Fica autorizado o atendimento presencial: nos restaurantes, bares, lanchonetes e similares (das 6h às 19h, presencial e das 19:00h as 00:00 h somente delivery), salão de beleza e barbearia (das 06h às 19h), atividades culturais (das 6h às 19h) e Academias (das 06h às 19h), sendo obrigatório aos clientes fazerem uso de todas as recomendações lá especificadas – (uso de álcool em gel, máscaras, entre outras), devendo os estabelecimentos comerciais receberem em seu interior consumidores até 25% (vinte e cinco) de sua capacidade de lotação.
  • Fica expressamente proibido diuturnamente e noturnamente o consumo de bebidas com teor alcoólicos em ruas, vias, parques, praças e demais logradouros públicos.
  • As Escolas Estaduais, Municipais e Particulares ficarão fechadas, no período de 11 de junho de 2021 a 20 de junho de 2021.
  • Permanece em plena vigência todas as demais medidas restritivas e punitivas estabelecidas nos decretos municipais anteriores, não afetadas pelas flexibilizações de horários ora introduzidas.

Integra do Boletim Coravírus transmitido pelo prefeito Julio Fernando: