Prefeito Marco Citadini inaugura Escola “Sumie Baldissera”

O prefeito de Capão Bonito Marco Citadini inaugurou oficialmente a Escola Municipal “Professora Sumie Tereza Matsuura Baldissera”, do bairro Nova Capão Bonito, no último sábado, dia 01.

O evento de inauguração contou também com a presença do vice-prefeito Célio de Melo, do deputado estadual Edson Giriboni, de secretários municipais, como o de Educação Marcelo Varela, da primeira-dama Claudia Citadini, do presidente da Câmara Antonio Roberto de Siqueira (Fio Londrina), vereadores, autoridades municipais e regionais, e da família da patrona da Escola.

Além dos discursos das autoridades, a cerimônia contou com belíssimas apresentações e homenagens à saudosa Sumie Baldissera. Um dos momentos mais marcantes ficou por conta das apresentações musicais dos filhos Elizandra e Leandro e dos netos João e Maria, que com canções religiosas, emocionaram e levaram às lagrimas o grande público presente. Houve ainda o discurso do marido de Sumie, Leomir Baldissera, que emocionado, agradeceu pela homenagem.

O prefeito Marco Citadini ressaltou a história de Sumie em Capão Bonito e afirmou que a homenagem é merecida, vista as ações relevantes realizadas por ela em Capão Bonito. “Dona Sumie fez muito por nosso município, principalmente em ações sociais e de forma especial apoiando a Santa Casa local. Agora, seu nome ficará eternizado como forma de homenagem, mais do que justa, na maior unidade escolar municipal”, destacou.

O prefeito também falou sobre a importância da Escola para o bairro e para o município. “A unidade escolar atenderá com excelência a comunidade de um dos bairros que mais crescem em Capão Bonito. Não medimos esforços para que pudéssemos acelerar as obras no local, pois com a estrutura, vamos fortalecer ainda mais a melhor Educação do Sudoeste Paulista, que é a do nosso município. Parabéns à direção, professores e alunos por essa conquista”, enalteceu.

A Escola

A Escola “Professora Sumie Tereza Matsuura Baldissera”, maior unidade escolar municipal, está em funcionamento desde julho, quando começaram as aulas do segundo semestre. Mesmo com o início do funcionamento, a Prefeitura deu sequência nas obras para melhor atender os alunos, professores, funcionários e comunidade.

Para a construção da nova escola, o município investiu aproximadamente R$ 4 milhões, sendo que, desde 2017, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 1,7 milhão.

A escola conta com uma área de 6.000 m², 12 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, amplo refeitório, banheiros de acessibilidade, sendo que todo o espaço oferece acessibilidade.

A E.M. Profª Sumie Tereza Matsuura Baldissera é composta por nove turmas de alunos do 1º ao 5º ano e com mais nove turmas de 6º ao 9º ano, totalizando 410 alunos matriculados regularmente no Ensino Fundamental I e II