Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Prefeito presta solidariedade às famílias de vítimas da Covid-19

ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA – O prefeito Júlio Fernando fez um novo pronunciamento na última segunda-feira, 21/06, através de live em redes sociais e canais de comunicação do Governo Municipal onde anunciou novas ações de enfrentamento a pandemia no município.

O chefe do Executivo voltou a ressaltar o pior momento do enfrentamento da doença na cidade e também prestou solidariedade às famílias de vítimas da Covid-19.

“Estamos vivendo a pior fase desta pandemia no país, no nosso Estado e cidade. Venho aqui trazer a todos os meus sentimentos a quem perdeu familiares. Nos últimos dias muitas pessoas e amigos nos deixaram em razão da Covid. Presenciei pais enterrando filhos e amigos partindo. Senti este drama na minha família com minha esposa perdendo seu pai. Amigos próximos nos deixaram também. Com muita fé em Deus, perseverança e coragem vamos superar toda essa situação”, alegou o prefeito.

O prefeito também informou que fez uma reunião com o Comitê de Enfrentamento da Doença na segunda-feira, 21/06, e nossas ações foram definidas.

Apesar da situação preocupante e o lamentável registro de 165 óbitos (3,09 óbitos), o prefeito Júlio Fernando destacou que a cidade continua ainda com o menor índice de mortes comparando com cidades próximas como: Guapiara – 3,39 óbitos, Apiaí – 5,22, Itapeva – 3,21, Itapetininga – 3,63, Buri – 3,57 e Itararé – 3,61.

“Estendo os meus sentimentos aos prefeitos e familiares de municípios irmãos que também estão sofrendo com esta pandemia”, frisou o prefeito.

Segundo ainda o prefeito Júlio Fernando a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa local continua 100% ocupada e a enfermaria está com 17 pacientes.

Medidas e ações – O prefeito Júlio Fernando anunciou que nesta terça-feira, 22/06, o cronograma de imunização seguirá avançando com dois dias de antecedência comparando como o do Estado – pessoas de 48 a 49 anos – através do sistema Drive-thru em frente ao Terminal Rodoviário “Antonio Enei Neto”.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde e fazer com que a vacina chegue o mais rápido possível às pessoas.

De acordo com o prefeito, nas duas últimas semanas as Unidades Sentinelas tiveram 30% de redução dos atendimentos, os exames particulares também tiveram redução de 50%, projetando uma queda de casos para os próximos dias.

O prefeito lembrou também que na atual gestão:

  • A UTI Covid foi ampliada de 5 para 10 leitos e a Enfermaria de 11 para 15 leitos,
  • A Usina de Oxigênio teve capacidade dobrada evitando que acontecesse algo parecido com Manaus,
  • Ambulâncias sucateadas foram reformadas e compradas novas,
  • Vacinação de Profissionais da Educação,
  • Foram investimentos mais de R$ 200 mil em kits intubação,
  • Novos respiradores foram conseguidos,
  • Foram contratados mais médicos e profissionais da área de saúde,
  • A Santa Casa recebeu total apoio no enfrentamento,
  • Unidades Sentinelas passaram a abrir aos sábados,
  • Foram comprados novos testes rápidos,
  • Vacinação atingiu mais de 20% da população;
  • Município foi cadastrado para compra de vacinas através de um projeto elaborado em conjunto com a Câmara de Vereadores;
  • Parceria com a Sabesp ampliou a higienização em pontos de maior concentração de pessoas na cidade,
  • Aumento da fiscalização principalmente em finais de semana com apoio da Vigilância Sanitária, Fiscalização e Polícia Militar, pessoas positivadas estão sendo monitoradas e acompanhadas em casa, aqueles que descumpriram a quarentena foram multados e processados,
  • Ampliada as recomendações através de campanhas e orientações para que os protocolos sanitários sejam cumpridos,
  • Tratamento com plasma convalescente – Capão Bonito foi a terceira cidade do Estado a fazer convênio com o Butatan e três pessoas já receberam esse tratamento na Santa Casa.

O prefeito também lembrou que a prefeitura já decretar lockdown em Capão Bonito, mas teve liminares do comércio e mais recente de escolas particulares contra garantindo o funcionando.

Tratamento precoce, vacinação em massa e infelizmente politização da pandemia – Sobre o tratamento precoce, o prefeito Júlio Fernando esclareceu que a prefeitura foi em busca de informações, mas não obteve respaldo da ciência e de médicos para realizar tratamentos na cidade, inclusive, com alguns prefeitos sendo processados.

O prefeito também explicou que a “vacinação em massa” como aconteceu em Serrana e em Botucatu chegou a ser solicitada através do vice-prefeito Roberto Tamura, mas não foi possível porque as ações dizem respeito a pesquisas realizadas por órgãos de saúde, Butantan e Fio Cruz e no caso de Botucatu, porque uma Faculdade de Medicina está instalada na cidade.

O chefe do Executivo capão-bonitense também informou que Capão Bonito tem menos recursos neste ano para combater a doença, pois no orçamento de 2021 foram retirados do Setor de Saúde R$ 12 milhões segundo levantamento da Secretaria de Administração e Finanças, mas mesmo assim a cidade vem ampliando investimentos graças a nova engenharia orçamentária implementada.

“Algumas pessoas estão aproveitando a pandemia para fazer política e usando o sentimento de famílias em luto. Estão indo pelo caminho errado. É hora de dar as mãos como estão fazendo deputados como Frederico D´Avila, Renata Abreu, Geninho, Edson Giriboni, Guilherme Mussi, Guiga Peixoto, Vitor Lippi e outros que liberaram importantes recursos. Peço a todos que analisem as informações que recebem, estão politizando e jogando a responsabilidade para o Poder Público. Um exemplo ocorrido foi quando realizamos a vacinação dos professores e um veículo de informação distorceu completamente a ação alegando que não vacinaríamos professores eventuais porque o nosso Setor de Recursos Humanos não estava liberando contratos, sendo que a verdade em momento algum foi esta. A Diretoria de Ensino de Itapeva esteve inclusive esclarecendo o fato em nota”, lamentou o prefeito.

“Politizar a situação num momento destes prejudica ainda mais a população”, acrescentou o prefeito, que ao final agradeceu o empenho do secretário e vice–prefeito Roberto Tamura e todos os profissionais de saúde na linha de frente do enfrentamento e anunciou a publicação do decreto no. 81 onde será mantido até o dia 30 de junho todos os critérios adotados no município.

A live do prefeito foi acompanhada por quase 8 mil pessoas e recebeu mais 550 comentários.

 

Confira algumas manifestações de moradores na live:

Rodrigo Lopes

“A própria população não se ajudam, se cada um fazer sua parte nós já estávamos bem avançados contra esse vírus maldito”

 

Eugênio Castanho Ozi Júnior

“Parabéns, prefeito Júlio Fernando! Você tem lutado pelo povo capão-bonitense, buscando sempre o melhor! Em breve, se Deus quiser, essa pandemia acabará!”

 

Ex-vereador Márcio Proença

“É momento de União para vencermos esse vírus, com amor ao próximo e a si próprio nós vamos conseguir proteger nossas vidas, que Deus abençoe nossa Terra Abençoada”.

 

Andresia Carvalho

“No sábado dia 19 o pessoal da Saúde esteve debaixo de chuva aqui no bairro Taquaral Abaixo, para vacina o povo , ….. Que Deus abençoe, a todos os trabalhadores da saúde , …… E a você também prefeito”

 

Silmara Regina

“Triste ter que ficar aconselhando marmanjo em festas e aglomerações, vamos casa um fazer a sua parte”

 

Edna Queiroz Damião Silva

“Que o Espírito Santo te ilumine Júlio Fernando e de discernimento sobre as decisões a ser tomada nesse momento tão difícil e triste, que o Espírito Santo se derrame sobre o povo”

 

Goreti Aquino

“Parabéns prefeito e Deus abençoe sempre sua vida e a vida de toda a população capão-bonitense. Que Deus proteja a todos”

 

Neuza Lucinda da Costa

“Seguir os protocolos e sair de casa só para o essencial. Consciência e mais nada. Fé e oração 🙏 Cada um cuide de si e cuide do outro…”

 

Érica Moraes

“Não basta somente o prefeito fazer as coisas ainda vejo churrascos e festinhas por ai, cabe também a consciência de cada um….”

 

Acompanhe o pronunciamento do prefeito na íntegra:

https://www.facebook.com/juliofernandocb/videos/516258646455043/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp