Prefeitos da região anunciam medidas conjuntas de enfrentamento ao coronavírus

Prefeitos de municípios da região, que compõem o Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul), se reuniram nesta segunda-feira (16), em Capão Bonito, e anunciaram medidas conjuntas para enfrentamento ao coronavírus.

A iniciativa do prefeito de Capão Bonito e presidente do Condersul, Marco Citadini contou com as presenças de doze prefeitos e dos dirigentes regionais de Ensino, Dorival Pinheiro Garcia (região de Itapeva) e João Torquato Junior (região de Itararé).

Após debaterem e entrarem em consenso sobre as ações preventivas, os gestores promoveram uma coletiva de imprensa, com o objetivo de tornar público e explicar quais as medidas que já estão acontecendo nos municípios.

Como presidente do Consórcio, Citadini foi o porta-voz dos prefeitos à imprensa. Segundo ele, o colegiado está tomando decisões em comum, de forma igualitária, seguindo as recomendações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

“Na Educação, os municípios já anunciaram que as aulas serão facultativas nessa semana e a partir da próxima segunda-feira estarão suspensas, conforme medida adotada pelo Estado”, declarou Citadini.

No setor da Saúde, as cidades estão avaliando diversas questões, tendo em vista a complexidade setores e departamentos. “Por enquanto os serviços estão mantidos na maioria dos municípios. Alguns já diminuíram o fluxo e estão fazendo o transporte apenas para casos de Oncologia e Hemodiálise. A ideia é aguardar determinações também do governo estadual para definir o melhor plano de trabalho”, acrescentou o prefeito capão-bonitense.

Outra medida que os prefeitos entenderam como essencial foi o cancelamento ou suspensão de eventos públicos, como a Festa de São José em Guapiara, Festa do Milho de Itararé, o Desfile Cívico e Virada Cultural em comemoração ao aniversário de Capão Bonito, entre outros. “Foi uma decisão necessária para evitar a aglomeração de pessoas. Eventos e atividades esportivas também estão suspensas. A recomendação para a iniciativa privada é de também adiar ou cancelar eventos, shows, festas, casamentos, aniversários e qualquer outra reunião com muitas pessoas”, declarou.

Por fim, os prefeitos ainda apelaram à população para que tenham conscientização e deem importância ao tema, pois as medidas de prevenção são fundamentais para diminuir os riscos do coronavírus no Brasil.

“Estamos fazendo o que é necessário na região. Pedimos para que a população também tomem as ações de higienização, evitar viagens, principalmente aos grandes centros, e, se possível, permanecer em suas casas, pois quanto menor o contato e aglomerações, menos perigo é apresentado. Pedimos ainda que se informem por meio dos canais oficiais de cada Prefeitura, evitando fakenews, que alastra notícias inverídicas e podem alarmar os munícipes”, completaram os prefeitos.