Prefeitura abre 1º Seminário Superior e Técnico de Capão Bonito com a presença de grande público

O 1º Seminário Superior e Técnico de Capão Bonito aconteceu nesta terça-feira, dia 20, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, nos períodos da manhã e da noite.

O evento foi marcado pela grande presença de diretores, professores e dos aproximadamente 800 alunos das escolas Raul Venturelli, Padre Arlindo Vieira, João Baptista do Amaral Vasconcellos, Etec Dr. Celso Charuri e Escola do Turvo dos Almeidas, que lotaram o auditório do local.

O Seminário contou também com a presença do prefeito Marco Citadini, do secretário de Governo Wagner Antonio dos Santos, do Relações Institucionais Francisco Lino, do vereador Matheus Francatto e da dirigente regional de ensino, Edilene Freitas.

Durante o evento, as instituições de Ensino Superior e Técnico de Capão Bonito e Região, apresentaram as oportunidades e os cursos oferecidos e ressaltaram a importância da qualificação contínua para a melhoria da qualidade de vida e da busca pelo sucesso profissional.

Além das palestras, o evento contou com stands, workshops e testes vocacionais da Etec, Fatec, Univesp, Unisa, Unicesumar, AS Apoio Educacional, Fait e Sebrae, com a intenção de mostrar e apoiar os estudantes sobre o caminho a ser seguido por eles nas áreas acadêmica e profissional.

O Relações Institucionais Francisco Lino enfatizou que o evento teve como público-alvo os alunos do Ensino Médio, principalmente do 3º ano, com a intenção de prepará-los e conscientizá-los sobre as oportunidades que existem em Capão Bonito e Região. “O evento foi muito satisfatório, com a presença maciça dos estudantes. Conseguimos apresentar o potencial do município e atingimos o nosso objetivo”, destacou.

O prefeito Marco Citadini ressaltou o crescimento de Capão Bonito e os investimentos que estão sendo realizados pela Prefeitura, que oferecerá grande demanda e oportunidades de empregos nos próximos anos. “Capão Bonito está em pleno crescimento. Um exemplo são os investimentos no Novo Distrito Industrial, que em breve gerará centenas de novos empregos e vamos precisar de uma equipe técnica capacitada para aturar em variadas áreas”, alegou.

Público aprova iniciativa

Professores e estudantes que participaram do Seminário aprovaram a iniciativa por parte da Prefeitura Municipal de Capão Bonito.

Para o aluno do 3º ano da Escola Padre Arlindo Vieira, Alan Waitney Campos da Silva, muitos alunos que participaram vão ser mudados pelo evento. “Eu aprovo essa iniciativa. Primeiramente quero elogiar a atitude do prefeito Marco Citadini, por que além de estar trazendo empresas para Capão Bonito, está se mostrando preocupado em qualificar a população para que possa trabalhar nessas empresas”, afirmou.

As alunas do 3º ano da Etec Dr. Celso Charuri, Thaisa Ferreira Lopes e Joana Martins de Araújo destacaram que o Seminário evidencia que os jovens capão-bonitenses podem estudar e buscar conhecimento no próprio município. “Tem muitas coisas que não sabíamos antes desse evento. Sempre escutamos que os estudantes de Capão Bonito precisam sair da cidade para buscar o Ensino Superior, mas com esse Seminário estamos vendo que temos muitas oportunidades e meios sem ter que ficar longe da família, pois aqui temos Ensino Superior Público, Ensino Técnico, pós-graduação, além de aprendermos a importância de nos adequarmos ao mercado de trabalho”, falaram.

O professor coordenador da Escola Raul Venturelli, Danilo Alexandre de Almeida ressaltou que o Seminário é importante para mostrar ao aluno que existe vida após o Ensino Médio e para aumentar a perspectiva de formação e também para o mercado de trabalho. “A Prefeitura está de parabéns por realizar esse evento e por se preocupar com o futuro dos jovens estudantes”, disse.

A coordenadora da Escola Padre Arlindo Vieira Edicleia Pontes de Jesus também elogiou a iniciativa da Prefeitura em apresentar as oportunidades existentes no município aos alunos. “Na escola trabalhamos muito com o Projeto de Vida dos estudantes e muitos deles não têm como sair da cidade para fazer Faculdade em outras cidades e hoje eles podem conhecer essas instituições e cursos daqui mesmo de Capão Bonito”, concluiu.