Prefeitura anuncia compra de testes para o Coronavírus em Capão Bonito

O prefeito Marco Citadini anunciou nesta semana a compra de 100 testes para coronavírus em Capão Bonito, afirmando que essa é a primeira parte de um lote que poderá vir a aumentar de acordo com a incidência de casos no município e necessidade do procedimento.

Esse tipo de teste, segundo a Vigilância Epidemiológica, é um dispositivo de uso profissional e que será utilizado seguindo os protocolos médicos recomendados pelos órgãos e autoridades de Saúde Pública. “Esses testes serão utilizados para a proteção dos profissionais da Saúde Pública de Capão Bonito e para aqueles pacientes que necessitarem de urgência nos procedimentos clínicos de internação”, explicou.

A Anvisa explica que o teste rápido detecta se o paciente adquiriu anticorpos para o vírus e serve como auxílio no diagnóstico da Covid-19. Esse tipo de teste precisa ser feito pelo menos sete dias após o início dos sintomas. “Antes dos sete dias, a probabilidade do teste dar inconclusivo é grande”.

Segundo Citadini, o objetivo do Governo Municipal é criar um ambiente de controle para melhorar o direcionamento das políticas públicas de combate e enfrentamento do Coronavírus. “Esse pedido de testes rápidos vem em momento oportuno, pois, infelizmente, aumentamos o número de óbitos confirmados de coronavírus, e com isso, precisamos aumentar as ações de proteção e evitar o avanço do contágio do vírus na cidade”, disse.

O chefe do Executivo Municipal afirmou ainda que, apesar dos óbitos dos últimos dias, o número de casos está sob controle, pois, o número de pacientes que tiveram o resultado dos testes NEGATIVO para a Covid-19, é superior aos CONFIRMADOS. Hoje são oito casos confirmados, quatro suspeitos e 14 negativos.

Marco Citadini afirmou também que anunciará nos próximos dias a compra de um novo lote de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para os profissionais da Saúde, que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus.