Prefeitura assina convênio de R$ 220 mil para obras de drenagem no bairro Apiaí Mirim

O prefeito Marco Citadini assinou, nesta quinta-feira, dia 13, um convênio de aproximadamente R$ 220 mil junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente para realizar obras de drenagem no bairro Apiaí Mirim, zona rural de Capão Bonito.

O município conquistou o recurso através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), por meio do trabalho da Secretaria e Divisão de Meio Ambiente, comandadas pelo secretário Reinaldo Daniel Junior (Buiu) e pela diretora Aline Erika Hori, em parceria com a Secretaria de Planejamento, que elaborou o projeto.

De acordo com o projeto, o bairro receberá galeria para escoamento de águas pluviais e controle de erosão, a vista que a principal via de acesso ao núcleo do local, passagem de carros de passeio, caminhões e ônibus escolares, recebe uma grande descarga da água da chuva, que se inicia na praça central e ocasiona a erosão na estrada e assoreamento do córrego afluente do Rio Apiaí Mirim.

A adequação da estrada está prevista no Plano Diretor de Controle de Erosão Rural do município.

Segundo o engenheiro agrimensor Heitor Candido de Souza Junior da equipe técnica da Secretaria de Planejamento, o objetivo é drenar a água da chuva com a galeria e as tubulações, adequando a estrada e diminuindo a entrada de terra e detritos nos corpos d’água, além de fazer o preparo para implantação de lajotas sextavadas, que será feita de forma gradativa pela municipalidade.

Capão Bonito foi contemplado com o recurso graças ao bom desempenho que vem sendo realizado pelo setor agrícola e ambiental nos últimos anos, bem como na elaboração do Plano Diretor de Controle de Erosão Rural, instituída pela Lei Municipal nº 4.504, de 28 de novembro de 2018, por meio de corpo técnico qualificado, o cumprimento das obras na recuperação de estradas através do Programa Melhor Caminho, o destaque no Programa Município Verde Azul, sendo, por quatro anos, a cidade com maior pontuação na Bacia Hidrográfica do Alto do Paranapanema.

“Será mais uma importante ação para continuarmos trabalhando pela recuperação de estradas rurais e pela preservação da qualidade dos recursos hídricos de Capão Bonito. Esse convênio contemplará uma reivindicação de anos do bairro e agora vamos atender. Agradeço a toda equipe responsável pela conquista desse investimento, junto ao Governo de São Paulo”, destacou o prefeito Marco Citadini.

A Prefeitura de Capão Bonito abrirá processo de licitação para contratar empresa especializada e que ficará responsável pelas obras que deverão ter início ainda no primeiro semestre deste ano.