Prefeitura de Capão Bonito destina pneus inservíveis para a reciclagem

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente, realiza uma importante ação de coleta de pneus inservíveis para ser transformado em reciclagem, através de parceria com a recicladora Reciclanip.

De acordo com a Divisão de Meio Ambiente, a parceria não gera custos para o município, que apenas cedeu o local de coleta dentro das normas específicas de segurança para receber os pneus inservíveis, fazendo parte do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, sendo um dos itens da logística reversa.

A Divisão informou que qualquer munícipe pode contribuir com a ação, levando os pneus até o Barracão da Secretaria Municipal de Obras, localizada a Rua 11 do Jardim Santa Izabel, que funciona todas às quartas-feiras, das 08h00 às 11h00, com CPF ou CNPJ em mãos.

Ainda segundo a Divisão, são acumulados aproximadamente dois mil pneus para entrar em contato com a Reciclanip, que no máximo em 24 horas, vem ao município para recolher os materiais e destinar à reciclagem.

Segundo a Reciplanip, os pneus coletados são transportados para as empresas de trituração para depois serem reaproveitados, sendo um combustível alternativo para indústrias de cimentos, e também utilizados na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras esportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, e mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

A Divisão de Meio Ambiente ressaltou a importância da parceria e do processo para diversas questões ambientais e também de Saúde Pública, pois além de destinar os pneus inservíveis aos locais adequados, reaproveitando e transformando em benefícios para a sociedade, a ação auxilia na não contaminação do meio ambiente e também no combate ao acúmulo de água e proliferação do mosquito aedes aegypti.

Reciclanip

A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.

A criação da Reciclanip demonstra a responsabilidade da indústria de pneumáticos com as questões ambientais e com o estabelecimento de condições que permitam o desenvolvimento sustentável do País, valorizando, sobretudo, a preservação da natureza e a qualidade de vida e o bem-estar da população.