Prefeitura de Capão Bonito efetivará 38 professores

EFETIVAÇÃO – Considerando a relevância da função pedagógica do professor e o momento que a Educação vivencia diante da pandemia, onde os alunos estão recebendo atividades remotamente e o profissional tem fundamental participação no processo de ensino-aprendizagem, a Prefeitura de Capão Bonito estará nos próximos dias efetivando 38 educadores seguindo a lista do concurso público no. 02/2019.

Serão 14 professores de Educação Infantil – PEB I, 08 Professores de Ensino Fundamental – PEB I, 01 – professor PEB II – Artes, 02 – professores PEB II Ciências, 04 professore PEB II – Língua Portuguesa, 02 professores PEB II – Matemática, 05 professores PEB II – Geografia e 02 professores PEB II – História.

Segundo a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, composta por supervisoras e diretores de Divisão, a efetivação será importante, para que o ano letivo tenha sequência no novo semestre de forma correta sem prejuízos para os alunos.

“Em caráter de emergência a secretaria optou por utilizar professores eventuais para substituição dos professores que ora se encontram legalmente afastados de suas funções e/ou em classes/aulas livres. É importante salientar que a efetivação atenderá de forma mais eficaz o atendimento aos nossos alunos bem como terão encerradas os contratos celebrados para suprir a necessidade do Sistema Municipal de Educação”, enfatizaram os diretores de Divisão de Ensino Fundamental – prof. Santino Oliveira, Educação Infantil – Mariane Martins de Oliveira e o diretor de Planejamento – Eduardo Santos de França.

O processo de efetivação tem total apoio do prefeito Marco Citadini que destacou a alta qualidade técnica e de didática aliada a capacidade de inovação e criatividade dos educadores em tempo de pandemia em Capão Bonito.

Durante ‘live’ realizada na manhã desta quinta-feira, 04 de junho, uma das maiores já realizadas na cidade, o prefeito fez um agradecimento especial ao empenho e trabalho de supervisoras diretores, gestores, coordenadores e professores, servidores e também pais para mitigar os impactos pedagógicos.

“O Setor Educacional de Capão Bonito não parou. Enquanto algumas cidades da região devido as circunstâncias geradas pela pandemia tiveram que dispensar, Capão Bonito contratará. A contratação de novos professores será fundamental para avançarmos ainda mais num setor tão importante. Mesmo com o impacto da Covid19 teremos um padrão educacional que garantirá o cumprimento de carga horária (800 horas ou 48 mil minutos) estabelecida na LDB (Lei de Diretrizes e Base) da Educação”, frisou o prefeito.

Ações técnicas estratégicas – O secretário Wagner Antonio Santos lembrou que a efetivação num momento tão delicado do país é reflexo da gestão técnica e estratégica da Educação capão-bonitense.

“Seguimos etapas após a realização do concurso público em 2019. A primeira delas foi a definição e pagamento de PDVs (Programa de Demissão Voluntária) para reduzir a folha de pagamento da Educação que é a maior da prefeitura e impacta fortemente os índices. Aliás, a não realização do PDV deixaria a questão orçamentária da prefeitura como um todo fragilizada diante da eminente queda de arrecadação acentuada pelo impacto da pandemia. Quando nos preparávamos para o processo de efetivação em março, tivemos que enfrentar a Covid19 e houve a suspensão de aulas. Tivemos que antecipar férias, fazer adequação no calendário além de elaborar resoluções para um Plano Consistente para o Setor Educacional”, alegou o secretário.

Para a Wagner Santos a criação de uma plataforma on-line junto com outras iniciativas de cada unidade escolar também garantiram o bom funcionamento do setor abrindo campo para as efetivações.

“Agora é o momento de ampliar o quadro, pois temos um sistema pronto e em operação. Além disso, temos supervisoras, diretores, técnicos, coordenadores e professores totalmente engajados. Estaremos repondo profissionais importantes na Educação Infantil e Fundamental, Artes, Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e História. Os novos professores também terão total apoio da secretaria via Centro Educacional “Paulo Freire”. Agradeço também, em tempo, o trabalho das secretarias de Finanças – secretário André Zacarias e ao secretário dos Negócios Jurídicos – dr. José Roque Machado e a toda equipe do Setor de Recursos Humanos que nos auxiliaram no embasamento desta importante ação”, salientou o secretário.

Para realizar as atribuições, a Secretaria Municipal de Educação seguirá protocolos de segurança sanitária.