Prefeitura de Capão Bonito inicia Plano Diretor de Turismo em parceria com a UFSCar

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio do Conselho Municipal de Turismo, e em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus Sorocaba) e a Fíbria, está elaborando o Plano Diretor de Turismo (PDTur) do município.

O projeto é uma das ações propostas pelo Conselho Municipal de Turismo para fomentar o turismo local, bem como oferecer atrativos a turistas e a empresários do ramo. “O PDTur é importante, pois é um dos requisitos para credenciar Capão Bonito como Município de Interesse Turístico (MIT) junto ao Governo Estadual e estar apto a receber recursos para fortalecer ainda mais esse setor que vem crescendo em nossa cidade”, destacou o presidente do Conselho, Francisco Lino.

Ainda de acordo com Lino, as parcerias estão sendo essenciais para a criação do Plano. “A Fíbria vai nos apoiar com os investimentos e a UFSCar com a elaboração de todos os processos, produtos e execuções do PDTur . A indicação da Universidade foi feita pela deputada estadual Maria Lucia Amary, que vem nos apoiando nesse projeto”, falou.

A equipe técnica da UFSCar que realizará a execução do Plano é formada por profissionais das áreas de Turismo e Geografia, que privilegiam em sua formação a realização de inventários, projetos de planejamento, ordenamento territorial e gestão estratégica. Entre os integrantes da equipe estão o geógrafo professor Dr. Ismail Barra Nova de Melo, que será o coordenador geral e o professor de Turismo Me. Tiago Juliano, que será o coordenador dos trabalhos de campo.

Para eles, o PDTur servirá para destacar o perfil turístico do município, desde as ações que já são praticadas, até a identificação de possíveis potencialidades. “Para que o potencial se torne efetivo, é necessário haver um plano estratégico, que é esse Plano Diretor, para dar direções a curto, médio e longo prazo para que o município consiga operacionalizar e observar o que é necessário apresentar em termos de estrutura, empreendedorismo e recepção aos turistas. O Plano é um documento técnico, atende a demandas de uma legislação específica, mas tem que ser visto como um processo que envolva a participação de diferentes setores da sociedade para conseguir cumprir o papel que o turismo traz na geração de emprego e renda e fomento ao empreendedorismo”, ressaltaram.

Os técnicos explicaram também que o PDTur se divide em seis fases e será executado em torno de 12 meses. “Quando finalizado, depois de ser aprovado na Câmara Municipal, o Plano vira uma lei e vai dar as direções de que ações do ponto de vista da política pública devem seguir para fomentar o turismo local. A iniciativa da Prefeitura de Capão Bonito em elaborar o PDTur e criar o Conselho Municipal de Turismo mostram que os gestores estão preocupados em fazer algo que não seja apenas para cumprir as burocracias, mas sim em trazer o melhor para o município, de acordo com suas características”, acrescentaram.

O prefeito Marco Citadini elogiou a atuação do Conselho e ressaltou a importância do Plano Diretor. “O Conselho está se mostrando empenhado, atuante e efetivo. Em poucos meses de trabalho já está elaborando este importante projeto e correu atrás de parcerias para ser viabilizado. Nosso turismo está com uma tendência de crescimento, não só de forma municipal, mas também regional. Nossa administração entende a relevância do turismo para Capão Bonito e vamos continuar apoiando o setor”, declarou.