A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Planejamento, realizará o 1º Fórum do Plano Diretor Participativo, neste sábado, dia 26, a partir das 9h, na Câmara Municipal.

O fórum, que é uma das etapas da atualização do Plano Diretor Municipal, terá a apresentação da síntese das leituras técnica, jurídica e comunitária, mostrando os resultados dos levantamentos realizados pelas equipes responsáveis, junto à dados existentes, leis e questionamento com a população, desde o início da atualização do Plano.

Haverá também uma apresentação da professora Drª. Ana Maria Girotti Sperandio, que irá falar sobre o conceito de cidade saudável e o que pode ser feito em Capão Bonito para se promover maior qualidade de vida à população.

Acontecerá ainda a apresentação do cronograma da construção dos insumos propositivos e cenários desejados, que consistirá em uma parceria do Plano Diretor com os setores municipais, para juntos, definirem eixos fundamentais e as prioridades para construir uma cidade mais adequada nos próximos anos, conforme a manifestação da população nas oficinas promovidas.

De acordo com o engenheiro da Prefeitura, Rodrigo Brandini Bloes, o 1º fórum marca o fim da primeira etapa do Plano e tem o objetivo de levar para a população o resultado das leituras realizadas até o momento, além de convidá-la para participar da construção dos insumos.

“É mais uma etapa de fundamental importância para a atualização do Plano Diretor e deve ter participação da população, que terá direito a se manifestar no evento”, afirmou Bloes.

Plano Diretor Municipal

O Plano Diretor Municipal tem a função de ordenar as ações da municipalidade conduzindo para um objetivo principal, estratificado em diversos objetivos secundários, que são frutos da participação de diversos agentes que formam o espaço urbano. Ou seja, para desenvolver o Plano Diretor, é necessária a participação de todos os setores, inclusive da sociedade civil, fator que também é previsto em lei federal.

A atual administração municipal está atualizando o Plano Diretor de Capão Bonito, que foi elaborado em 2006, e até então não havia passado por revisões importantes.

De acordo com o secretário de Planejamento, Eder Danilo Queiroz, que comanda o processo, o investimento para a revisão do Plano Diretor Municipal junto à Unicamp será de R$ 40 mil, valor que só foi possível devido à participação dos técnicos da Prefeitura e da comunidade local para o desenvolvimento do projeto. “Isso é um ganho significativo para a sociedade capão-bonitense, tendo em vista que o preço médio de mercado para se contratar uma empresa para realizar esse serviço fica em torno de R$ 400 mil para uma cidade do porte de Capão Bonito”, finalizou.

Segundo a Secretaria de Planejamento, para promover os trabalhos de levantamento de dados, leituras técnicas e comunitárias, fundamentais para conhecer quais são as características da sociedade de Capão Bonito, foi firmada uma parceria com o curso de Arquitetura da Fait.