Prefeitura definirá nos próximos dias empresa que administrará aterro sanitário

ATERRO SANITÁRIO – Foi realizada na manhã da última 4ª feira, 18/04, a licitação para contratação de empresa para administrar o Aterro Sanitário de Capão Bonito.

A licitação foi acompanhada por representantes das Secretarias de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente e Planejamento e ACAMAR (Cooperativa de Reciclagem).

Segundo informações da Comissão Permanente de Licitações (COPEL) foi dado o prazo de 5 dias para recursos e contra razões para que a empresa vencedora seja homologada.

A definição do gerenciamento é considerada fundamental para novos investimentos e a logística do lixo em Capão Bonito.

As condições sanitárias do Aterro Sanitário de Capão Bonito são consideradas as melhores da região.

Vistoria realizada em 2017 por técnicos da Cetesb  apontaram para uma nota de 8.1, ou seja, considerado adequado.

Considerando que a maioria das cidades da região sofrem para tentar regularizar seus aterros, algumas inclusive travando batalhas judiciais devido multas dos órgãos ambientais, Capão Bonito está numa posição privilegiada.

Segundo o secretário de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente – Reinaldo Daniel Jr. as notas vêm subindo ano a ano o que é um ótimo sinal para que a cidade ainda apareça em melhores posições no ranking ambiental do Estado.

“A questão de uma boa nota nas condições do aterro sanitário é fundamental para certificação do Programa Município Verde Azul. Nosso aterro continua sendo referência regional”, destacou Reinaldo Júnior.

Nos últimos anos, a Cetesb junto com a Prefeitura de Capão Bonito vem acelerando ajustes no aterro e isso explica a melhora das notas ano a ano.

A principal meta de Capão Bonito continua sendo acelerar as ações ambientais que vem sendo realizadas no município através do Programa Município Verde Azul, especificamente na diretiva Resíduo Sólidos, em cumprimento as metas exigidas.