A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente, destinou cerca de mil pneus para a reciclagem, na última sexta-feira, dia 01.

De acordo com a Secretaria, essa foi a segunda destinação realizada no ano, que é feita por meio de parceria com a empresa recicladora Reciclanip.

“Nessa ação, recebemos os pneus de borracharias, de munícipes, dos mutirões contra a dengue, e acumulamos no nosso barracão, para a destinação. A recicladora coleta o material e transformam em massa asfáltica, produtos de borracha e outros diversos produtos, como dutos pluviais, pisos para quadras esportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, entre outros” explicou o secretário Reinaldo Daniel Junior.

Ainda segundo a Secretaria, a parceria não gera custos para o município, que apenas cedeu o local de coleta dentro das normas específicas de segurança para receber os pneus inservíveis, fazendo parte do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, sendo um dos itens da logística reversa.

A Divisão de Meio Ambiente ressaltou a importância da parceria e do processo para diversas questões ambientais e também de Saúde Pública, pois além de destinar os pneus inservíveis aos locais adequados, reaproveitando e transformando em benefícios para a sociedade, a ação auxilia na não contaminação do meio ambiente e também no combate ao acúmulo de água e proliferação do mosquito aedes aegypti.

A Divisão ainda informou que qualquer munícipe pode contribuir com a ação, levando os pneus até o barracão da Secretaria Municipal de Obras, localizado a Rua 11, do Jardim Santa Isabel, que funciona todas às quartas-feiras, das 8h00 às 11h00, com CPF ou CNPJ.