Prefeitura e Fibria lançam projeto de revitalização da Praça do Ferreira das Almas

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, em parceria com a Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, lançaram, oficialmente, nesta última semana, o projeto de revitalização da praça central da comunidade rural Ferreira das Almas. A ação está alinhada à estratégia de sustentabilidade da Fibria que contribui com o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde atua.

O local é o principal espaço público de lazer do bairro, onde residem 120 famílias. Devido à ação do tempo, a construção apresenta danos que necessitam de serviços de melhoria de infraestrutura, para garantir a segurança dos moradores e proporcionar qualidade ás ações sociais realizadas no espaço.

Segundo, Israel Batista Gabriel, consultor de Sustentabilidade da Fibria, em Capão Bonito, esta é uma das ações que a empresa realiza em conjunto com os moradores da localidade e em parceria com a prefeitura, que também investiu em melhorias no bairro. “Temos o compromisso de apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a Fibria atua, e ações como essa são fundamentais para a conquista desse objetivo, que traz como ganho, a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, diz Israel Batista Gabriel.

Atualmente a comunidade também participa do projeto Práticas Sustentáveis. A iniciativa, realizada na região de Capão Bonito desde 2016, já beneficiou mais de 70 famílias. O projeto busca o desenvolvimento local, por meio do fortalecimento de atividades socioambientais com o público escolar, focando as áreas temáticas da segurança alimentar, áreas verdes, resíduos e biodiversidade.

O prefeito Marco Citadini falou sobre a adequação do projeto arquitetônico, que foi alterado para manter as características do bairro, que também abriga a capela mais antiga da história de Capão Bonito e que serviu de abrigo para soldados paulistas na Revolução Constitucionalista de 32. “Junto com a Fibria, decidimos modificar o projeto para valorizar a questão histórica da comunidade e transformá-la num núcleo de Turismo Religioso, interligado com a Matriz Nossa Senhora da Conceição e o novo Santuário Nossa Senhora d’Ajuda de Guapiara”, falou o prefeito.