A Prefeitura Municipal de Capão Bonito e o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Habitação e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vão entregar as 266 casas do conjunto habitacional “Governador Orestes Quércia”, situado na Vila Maria, neste sábado, dia 15, às 9h00.

O evento contará com as presenças do secretário de Estado de Habitação Flávio Amary, do deputado federal Guilherme Mussi para entregarem as unidades habitacionais juntamente com o prefeito Marco Citadini, vice-prefeito Célio de Melo, presidente da Câmara Municipal Adinan Martins, vereadores e secretários municipais.

O empreendimento em Capão Bonito foi viabilizado pelo programa “Morar Bem, Viver Melhor”, por meio do CDHU. As unidades têm dois dormitórios, entre 56,28 m² e 45,21m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As moradias respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação, com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e banheiro, medição individualizada de água, aquecimento solar para chuveiro e acessibilidade, entre outras melhorias.

O investimento total na obra foi de R$ 26,3 milhões. Os condomínios contam ainda com completa infraestrutura urbana, pavimentação, paisagismo, iluminação pública e redes de água, esgoto e elétrica, áreas de lazer, centro comunitário, entre outros.

O prazo de financiamento das moradias é de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, as famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a, no máximo, 20% dos rendimentos.

Um importante avanço para o conjunto habitacional e para a região da Vila Maria, que não estava no projeto inicial, foi a conquista do prefeito Marco Citadini junto ao Ministério das Cidades e com apoio do deputado Guilherme Mussi de cerca de R$ 1 milhão para investimentos em pavimentação e drenagem da Rua Antonio Carlos Negrão Júnior, que dá acesso ao CDHU.

Citadini falou sobre a importância de entregar as casas para as famílias capão-bonitenses. “Muito feliz em poder entregar as unidades para as pessoas que foram contempladas e que agora terão a garantia da casa própria. São 266 famílias que vão morar em um local com grande infraestrutura. Sabemos que Capão Bonito precisa de ainda mais conjuntos e já estamos buscando junto aos Governos Federal e Estadual para que ainda mais capão-bonitenses sejam beneficiados”, destacou.

O novo conjunto passa a ser o maior da história de Capão Bonito, superando o do Jardim São Francisco construído no final da década de 80, no mandato do então governador Orestes Quércia.