TRANSPORTE ESCOLAR – Reunião recentemente realizada na Prefeitura de Capão Bonito discutiu novas orientações, ampliação da fiscalização e protocolos no Setor de Transporte Escolar.

Atendendo convite do secretário de Educação – Wagner Santos e equipe técnica, representantes de empresas terceirizadas que prestam serviços para prefeitura foram alertados para a necessidade de atender as determinações dos contratos e medidas de segurança.

“Seguindo as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) queremos que as empresas prestadoras de serviços sigam rigorosamente a Lei e cumpram os contratos para que no segundo semestre problemas sejam minimizados, afinal o Transporte Escolar é estratégico e essencial para Educação, principalmente num município que é o 5º em extensão territorial do Estado. Também iremos ampliar a fiscalização ‘in loco’ nas linhas e se irregularidades foram registradas serão elaboradas notificações que se foram repetidas embasaram um eventual cancelamento de contrato via Secretaria dos Negócios Jurídicos”, destacou o secretário Wagner Santos.

O secretário Wagner Santos também anunciou que o objetivo do prefeito Marco Citadini é ampliar a parceria entre as Secretarias de Educação e Obras, objetivando acelerar a recuperação de estradas rurais que são corredores de transporte escolar.

“Essa parceria já vem ocorrendo com a troca de informações de pontos críticos e será ampliada nos próximos meses quando há menos chuvas”, enfatizou Wagner Santos.

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito atende cerca de dois mil alunos do município por meio do transporte público escolar.

O serviço é realizado através da necessidade dos estudantes que, fazendo a solicitação, pegam o transporte nos bairros que residem e são transportados para as unidades escolares em segurança.

O serviço é realizado em todo o município, tanto na zona urbana como na rural. “São mais de 70 bairros na zona rural e nenhum fica de fora do nosso transporte, ou seja, todos os alunos do município podem ser atendidos. A logística é feita diariamente para garantir o acesso dos alunos às respectivas escolas”, destacou o secretário Wagner Santos.

Segundo informações do setor do transporte escolar, a Prefeitura conta com cerca de 50 veículos, sendo 10 adaptados com acessibilidade, 40 linhas e aproximadamente 40 motoristas.

Para apoiar ainda mais o serviço, o prefeito Marco Citadini tem investido na frota da municipalidade, sendo que só em 2018, foram adquiridos sete novos veículos, somando um investimento de R$ 1,5 milhão.

Além de proporcionar o serviço nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, a atual gestão também vem apoiando o transporte para os estudantes do Ensino Superior de Capão Bonito, por meio da disponibilização de passes escolares aos alunos da Etec e Fatec, através de verba do gabinete municipal.