Prefeitura Municipal realizou mais de 2000 testes de Covid-19 de forma gratuita

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, através da Vigilância Epidemiológica, realizou até o momento, 2127 testes de Covid-19 de forma gratuita na cidade. A testagem é feita diariamente de acordo com o primeiro sintoma do paciente, e durante o atendimento, a enfermeira analisa a escala dos sinais apresentados e aplica a testagem adequada.  Os testes podem ser efetuados nas Unidades Sentinelas, nas UBS instaladas nos bairros ou na própria Santa Casa.

A equipe de Vigilância Sanitária não tem poupado esforços para atender as ocorrências de suspeitas da Covid-19.  De acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária, Josiane de Almeida Queiroz: “É muito importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas do vírus do qual podem ser confundidos com o de outras doenças. O Ideal é que, se ao perceber indícios de que seja mesmo o vírus os pacientes procurem as UBS mais próximas, pois a verificação será feita de acordo com os sinais que o paciente apresentará”, declarou.

Os testes variam de acordo com o grau de sintomas apresentados pelo paciente, podendo ser feito pelo RT-PCR, que usa amostras colhidas  das vias respiratórias do paciente através de uma espécie de cotonete, ou pelo teste rápido, onde se é colhido o sangue pela ponta do dedo. Nesse último caso, o resultado pode ser obtido em até 15 minutos.

Os pacientes que apresentarem os sintomas, poderão se locomover até a UBS mais próxima da residência, sendo o atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08:00 até as 17:00 h.  As Unidades Sentinelas estão localizadas no centro da cidade e nos bairros Vila São Paulo e Vila Aparecida.  Aos finais de semana, a Santa Casa também disponibiliza os testes para o Coronavírus.