Prefeitura realiza pacote de pavimentação sem contrair dívidas

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito realizou nos últimos meses um pacote de pavimentação em diversos bairros do município, somando mais de 130 mil m² em recapeamento, desde o início de 2017.

Os bairros beneficiados no período foram Jardim São Francisco, Vila Aparecidinha, Jardim Alvorada, Jardim Colonial, Santa Rosa, Jardim Europa, Vila Maria, Centro, Vila São Judas, Avenida de acesso à Fatec e Etec, entre outros.

Uma das novidades da atual gestão é que as obras de pavimentação estão sendo feitas todas com recursos de convênios com os governos Federal e Estadual ou com recursos próprios, sem que ocorra endividamento da Prefeitura.

Atualmente a prefeitura de Capão Bonito está pagando um empréstimo com o Desenvolve SP, com prestações mensais de R$ 175 mil por mês, referente à pavimentação feita em 2012 em várias ruas da região central da cidade. No total a atual administração pagou em seus dois primeiros anos de gestão 4,2 milhões de reais do empréstimo com o Desenvolve SP, até o final do mandato do prefeito Marco Citadini deverá ser pago à agência do governo estadual 8,4 milhões reais.

“Estamos fazendo obras de pavimentação sem cobrar nada dos munícipes e ainda não estamos comprometendo as finanças da Prefeitura. Desta forma, poderemos até buscar em breve outros empréstimos para fazer obras nos Distritos Industriais que não podem ser contemplados com verbas de convênios de emendas parlamentares destinadas por deputados”, disse o prefeito Marco Citadini.

Para o secretário de Administração e Finanças Noel Correa Leme, esta estratégia de fazer a pavimentação sem solicitar empréstimos vai dar um fôlego às finanças da prefeitura no futuro. “Tem sido importante que o prefeito tenha buscado recursos de convênios, junto aos deputados aliados para fazer estas obras de pavimentação. Desta forma dá um refresco para que possamos quitar o empréstimo com o Desenvolve SP que está sendo pago religiosamente em dia e no futuro a prefeitura poderá até mesmo fazer novos empréstimos”, declarou o secretário Noel Leme.

Moradores elogiaram a qualidade das pavimentações que estão sendo feitas pela prefeitura e também gostaram do fato de não precisar pagar contribuição por melhoria que é como em outras localidades do Estado.

Outro fato que está sendo elogiado é que o atual Plano de Pavimentação distribuiu as obras por vários bairros da zona urbana e não ficaram restritas à região central da cidade.

Moradores dos bairros beneficiados comentaram sobre as obras

“A qualidade da pavimentação é boa e, além disso, foi feita aqui no bairro, pois nós esperávamos há um bom tempo o recape da nossa rua”, disse uma moradora do Jardim Alvorada.

“Eu moro e tenho comércio na Vila Nova Capão Bonito, então para mim, a nova pavimentação foi essencial para que o acesso melhorasse, além do aumento de fluxo de veículos e de movimentação. Essas obras têm um impacto importante em diversos setores”, destacou Willians Almeida.

Já moradores da Vila Aparecidinha, que recebeu o novo asfalto em abril de 2018, também se manifestaram positivamente sobre as obras.

“Foi muito bom para nós. Nosso bairro ficou com uma nova cara, pois o asfalto deixou as ruas mais bonitas. Melhorou também o acesso, tanto dos carros como dos pedestres, pois as ruas estavam em condições ruins”, falaram as moradoras Maria Trindade Almeida e Maria Julia da Silva.

Além do aspecto positivo quanto ao acesso, melhoria no trânsito e beleza dos bairros, outro ponto importante a ser destacado é a valorização imobiliária que os investimentos trazem, conforme explicou a Imobiliária Cacciacarro, que tem 18 anos de atuação em Capão Bonito.

“Além da valorização das residências, muitas casas deverão ser transformadas e revitalizadas, devido à chegada de uma infraestrutura melhor. Do ponto de vista imobiliário, não restam dúvidas que essas obras irão alavancar o setor no município, sendo que as propriedades terão acréscimo e uma valorização ainda maior”, ressaltaram os proprietários da imobiliária.