Prefeitura realizou concurso Inter Escolas para combater o uso de álcool e drogas

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, realizou o Segundo Concurso Inter Escolas de vídeos, com o tema “Combatendo álcool e drogas com arte”.

No projeto, foi proposta aos alunos, a produção de um vídeo que trouxesse a dinâmica de sensibilizar a temática e mostrar um pouco da realidade e dos perigos do uso de drogas e de álcool.

Os estudantes envolvidos foram os do Ensino Fundamental do Ciclo II da Rede Municipal das escolas: E.M. “Governador André Franco Montoro”, E.M. “Oscar Kurtz Camargo”, E.M. “Prof. Faustino Cesarino Barreto”, E.M. “Profª Maria da Conceição Lucas Mieldaziz” e E.M. “Profª Sumie Tereza Matsuura Baldissera. O projeto teve início no último mês de março.

“Os vídeos ficaram a critério dos professores, que ficaram responsáveis por orientar o roteiro, revisar, filmar e editar, sempre respeitando as ideias dos alunos. A proposta na escola foi muito bem aceita, pois o assunto está inserido dentro do planejamento de oitavo e nono ano”, explicaram os coordenadores do Centro Pedagógico, Roberto Carlos Gabai e Silvia Cristiane dos Santos Moreto.

De acordo com o coordenador de eventos do Programa Saúde na Escola, Mario Galdino Vieira, o concurso teve o objetivo de alertar os estudantes sobre os perigos que as drogas e o álcool levam à vida dos usuários e das pessoas diretamente envolvidas, como os familiares e os amigos. “O trabalho já vem sendo realizado pela equipe de Saúde do município das Unidades Básicas de Saúde e essa parceria com a Educação foi muito importante para intensificar as ações”, destacou.

O encerramento do projeto aconteceu na última sexta-feira, dia 09, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, com a presença dos alunos, professores, diretores do prefeito Marco Citadini, do secretário de Educação Marcelo Varela, do secretário de Governo Wagner Antonio dos Santos e do presidente da Câmara Antonio Roberto de Siqueira (Fio Londrina).

No evento, um júri formado por sete integrantes, assistiu aos vídeos, realizando a avaliação para premiar os vencedores do concurso.

“O resultado final foi muito positivo e houve uma reflexão sobre os temas abordados em cada vídeo. A emoção tomou conta do público e houve, como meritocracia, a entrega de troféus para as escolas que se destacaram com suas mensagens por meio dos vídeos”, ressaltaram os organizadores.

Os vencedores do Concurso foram: 1º lugar: E.M. “Governador André Franco Montoro”; 2º lugar: E.M. “Profª Sumie Tereza Matsuura Baldissera”; 3º lugar: E.M. “Oscar Kurtz Camargo”.

O prefeito Marco Citadini parabenizou a realização do concurso e destacou a importância de organizar atividades para combater o consumo de drogas e álcool entre os jovens. “Agradeço às secretarias por trabalharem em conjunto por nossas crianças e adolescentes. Vamos continuar realizando ações para combater essa ameaça aos capão-bonitenses”, afirmou.