Prefeitura segue com a campanha de conscientização “Educar para o Trânsito”

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Planejamento e Serviços Urbanos e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), continua realizando ações da campanha de conscientização “Educar para o Trânsito”, nas escolas da rede pública municipal.

De acordo com o secretário de Planejamento e Serviços Urbanos, Éder Danilo de Queiroz, o objetivo do programa é desenvolver com alunos do 1º ao 9º ano, um trabalho de prevenção a acidentes de trânsito. “Queremos despertar uma nova consciência em relação ao trânsito, educando os jovens com responsabilidade, além de envolver as famílias, a escola e os agentes educadores de trânsito, para que juntos possam ensinar a esses alunos um comportamento civilizado e prudente”, relatou.

Segundo a Secretaria, como ações da campanha, já foram realizados pedágios em pontos estratégicos da cidade e blitz em bares e restaurantes, que contaram com a participação de estudantes alertando sobre a importância de dirigir com responsabilidade, além do passeio ciclístico “Por um Trânsito Melhor” e da corrida pedestre “Maio Amarelo”, que foram realizados em parceria com a Divisão de Esporte e Lazer.

Ainda segundo a Secretaria, na próxima semana, começarão os concursos de redação, desenho e paródia nas escolas municipais. “Estamos em fase final de elaboração do regulamento para iniciarmos os concursos, que irão premiar os vencedores com acessórios eletrônicos, kits escolares e viagem ao Memorial de Segurança do Trânsito em Curitiba”, afirmou o secretário.

Um dos destaques da campanha será a “Semana Nacional do Trânsito”, comemorado entre os dias 17 e 22 de setembro e que contará com uma série de ações especiais, sendo que no dia de encerramento será realizado um grande evento, onde serão divulgados os vencedores dos concursos e acontecerá a entrega das premiações, além de gincanas entre os estudantes.

Além disso, diversas palestras de conscientização no trânsito serão realizadas até o encerramento da campanha. A primeira está marcada para o próximo dia 28 de agosto, às 09h30, no Centro Paulo Freire, com alunos municipais do ciclo 2. As palestras continuarão nas escolas municipais a partir da primeira semana de setembro.

O secretário Éder Danilo ressaltou a importância das atividades para o município e afirmou que a campanha está sendo bem avaliada pelos organizadores e pelos públicos envolvidos. “As escolas aderiram muito bem o projeto e os professores estão empenhados. A população e os estudantes também aceitaram e apoiaram as atividades. Vamos continuar trabalhando unidos para um trânsito cada vez mais seguro”, finalizou.