Professores municipais realizam planejamento escolar de 2018

Os professores da Rede Municipal de Educação de Capão Bonito realizaram o primeiro encontro de planejamento escolar para o ano letivo de 2018. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação nesta última quarta-feira, dia 14, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire, com o tema BNCC, Planejamento Docente e Direito de Aprender: Em Busca da Qualidade Social da Educação”.

A abertura do evento foi às 14h00 e realizada pelo prefeito Marco Citadini e pelo secretário de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, José Dimas Cordeiro de Miranda. “O planejamento é fundamental para apontarmos o caminho que pretendemos seguir para o futuro de Capão Bonito. E o futuro da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso país, passa pelas mãos dos educadores, que formam advogados, médicos, engenheiros e cidadãos brasileiros. Um ótimo dia de trabalho a todos”, disse Marco Citadini.

O encontro escolar também contou com a participação do palestrante Everton de Paula Silveira, supervisor de Ensino na Rede Municipal de Ensino da cidade de Sorocaba. Silveira traduziu de forma simples aos docentes locais a importância do BNCC (Base Nacional Curricular) para os avanços na qualidade do ensino, tanto no Infantil como no Fundamental. “Foi uma palestra esclarecedora, destacando a importância do documento nacional, suas etapas, a questão da legalidade e as mudanças e adequações na aplicação na Rede Municipal”, falou o secretário José Dimas.

Em sua explanação, o palestrante afirmou ainda que o Base Curricular deve ser implantada de forma gradativa e respeitando sempre as demandas do Município. Para a Diretora do Centro Educacional Paulo Freire, Ana Lolico, a palestra atendeu as expectativas dos professores municipais. “A palestra foi de excelente conteúdo e prendeu a atenção dos professores presentes, pois se trata de um assunto atual e que gera muitas dúvidas por ser um documento que reúne todas as esferas dentro de um único currículo e isso foi discutido de forma aberta e esclarecedora”, disse.

O palestrante ainda respondeu os questionamentos dos professores municipais sobre a Base Curricular de forma criativa, utilizando das técnicas de programa de entrevistas, como o “Talk Show” do antigo Programa do Jô da Rede Globo de Televisão.

O evento também teve apresentações especiais com os instrutores de música da Municipalidade, sob a coordenação de Música, Margarida Freitas.