Projeto “Caminhando com as águas do Paranapanema” é finalizado em Capão Bonito

O projeto “Caminhando com as águas do Paranapanema”, idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (IDEAS), por meio de recurso proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), foi finalizado no último sábado, dia 30, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, em Capão Bonito.

O evento contou com a presença de autoridades e participantes dos cinco municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema: Capão Bonito, Ribeirão Grande, Taquarivaí, Buri e Itapetininga, que participaram do projeto por meio de parceria entre o IDEAS e as Prefeituras Municipais.

Segundo o IDEAS, o projeto teve início em junho de 2017 nas cidades, com a proposta de formação de agentes socioambientais, disseminadores de práticas de educação ambiental relacionadas aos recursos hídricos, sendo adolescentes de 13 a 18 anos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada município.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, a escolha do público composto por jovens está relacionada à perspectiva de formação de cidadãos conscientes e atuantes nas questões relacionadas à relação de consumo. Durante os 12 meses de projeto, os adolescentes visitaram Parques, estações de tratamento de água e esgoto e promoveram projetos, trabalhos e apresentações sobre temas relacionados a recursos hídricos.

Para finalizar, os jovens de cada cidade montaram uma apresentação cultural baseada no livro “Rio Paranapanema: da nascente à foz”, representando a importância do rio para o desenvolvimento dos municípios e da cultura da região.