Projeto estimula proteção e desenvolvimento sustentável em escolas rurais de Capão Bonito

ESCOLA NO CAMPO – Foi realizada recentemente na escola municipal “João Laurindo da Silva”, no bairro rural Ana Benta, a entrega de kits 2019 do Programa Escola no Campo.

O projeto é uma parceria da prefeitura de Capão Bonito através da Secretaria de Educação, Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB) e empresa Syngenta e tem como objetivo levar a escolas da zona rural da cidade ações de estimulo à promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes e ao desenvolvimento sustentável.

Além da João Laurindo, a escola Governador André Franco Montoro no Distrito do Turvo dos Almeidas também será beneficiada pelo projeto.

O secretário de Educação – Wagner Santos, o diretor de Divisão de Ensino Fundamental – prof. Santino Oliveira e representantes da empresa e da cooperativa estiveram na escola municipal “João Laurindo” entregando kits.

De acordo com o secretário Wagner Santos, o trabalho acontece em duas etapas que contemplam a preparação dos profissionais de ensino e a realização de atividades em sala de aula com material didático fornecido pela empresa.

“Queremos estimular os alunos a valorizarem o campo, buscarem conhecimento e a compartilharem o aprendizado com a sociedade em que estão inseridos. O projeto, realizado junto com a Fundação Abrinq, trabalha diversos temas ao longo do programa”, explicou Wagner Santos.

De acordo ainda com o presidente da Cooperativa Agrícola – Kenji Okamura, o Escola no Campo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do campo através da qualidade na educação, integrando iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura e outras.

Para chegar a esse resultado, um programa didático que é usado nas escolas rurais foi desenvolvido, contando com a participação ativa dos professores que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas.

No projeto, os jovens são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias.

Dessa forma, a iniciativa também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável.

O Projeto Escola no Campo – O Projeto nasceu em 1991, por meio da parceria da Syngenta com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, para conscientizar as novas gerações da necessidade de se preservar o meio ambiente. Desde 2009 conta com as ações estratégicas e o apoio técnico da Fundação Abrinq.

O Projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do campo através da qualidade na educação, integrando iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura e outras. Para cumpri-lo, foi desenvolvido um programa didático que é usado nas escolas rurais, contando com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas.

Com o projeto, a Syngenta contribui para que a agricultura sustentável seja mais amplamente praticada no Brasil, possibilitando aos agricultores produzir cada vez mais com menos recursos naturais, e atendendo às crescentes necessidades da população mundial.