Projeto fornece alimentos para alunos da rede municipal

A prefeitura municipal, juntamente com a diretora da Central Alimentícia, Valéria Maynardes, iniciou um projeto que fornece kits de alimentação para estudantes da cidade. A decisão ocorreu, devido à paralisação das atividades escolares, em 16 de março, por conta da Pandemia do Coronavírus. Depois de uma reunião com a Secretaria da Educação, foi definido o planejamento inicial.  Com a organização feita pela Central Alimentícia, já foram entregues um total de 1.381 kits na zona urbana, e 407 na zona rural, divididos em duas categorias: um de alimentação e o outro contendo verduras e frutas.

A parceria conta com a ajuda dos agricultores da cidade de Capão Bonito, e das merendeiras que também se prontificaram a colaborar. O kit alimentação é entregue uma vez ao mês às famílias. Já o kit contendo verduras e frutas são realizadas diariamente. Atualmente são 65 bairros beneficiados para a entrega, e as inscrições podem ser feitas através da Secretaria da Educação ou pelo CRAS, lembrando que, a seleção é determinada conforme as necessidades sociais das famílias dos estudantes.

A entrega é efetuada nas residências dos estudantes, com o apoio dos motoristas do transporte público. Na zona rural, a distribuição é feita com o apoio dos moradores do bairro e merendeiras.

Segundo a diretora Valéria Maynardes, a motivação veio em forma de solidariedade, na intenção de amenizar a atual situação dos estudantes de família de baixa renda. “Sabemos da quantidade de famílias que perderam seus empregos em razão da pandemia, e do quão vulnerável se tornou esse cenário. É gratificante poder ver a felicidade de cada um deles ao receber os alimentos”, declarou.

Conversamos com uma das beneficiadas do projeto, Paula Andréia Camargo, moradora da Vila Aparecida, que nos relatou a sua situação, e como os alimentos têm ajudado. “Poder receber essa ajuda num momento tão difícil como esse, é muito importante, somos gratos. Meu filho entrou na escola esse ano, e todos aqui em casa estão desempregados. Recebendo essa assistência, também conseguimos dividir com algumas pessoas que necessitam. Afinal, antes de pensarmos em nós mesmos, temos que pensar no próximo.” relatou.

Até que as escolas retornem, as aulas estão sendo monitoradas pelos professores em atividades virtuais e entrega do material impresso. Dessa forma, tantos os alunos quanto os professores não se prejudicarão e podem dar continuidade aos conteúdos. De acordo com a entrevista coletiva feita à imprensa no dia 24 de junho, o governo de São Paulo anunciou um plano para a retomada das aulas do estado, no dia 08 de setembro, de forma reduzida com 35% dos alunos. A partir dessa data, até que tudo se normalize, o kit alimentação será entregue uma vez ao mês como veem sendo feito.

Mediante as circunstâncias, todo o apoio e auxilio é essencial para cada uma dessas pessoas. “Enquanto a pandemia permanecer, garantiremos que essas famílias continuem sendo amparadas”, afirma o prefeito Marcos Citadini.