Raul Venturelli promove lançamento do documentário de 5 anos sobre a Oficina de Teatro da PAEE

“NOSSAS ESTRELAS” – A inclusão sempre foi muito presente em todas as ações da escola estadual Raul Venturelli de Capão Bonito.

E na noite da última sexta-feira, 03 de dezembro, a escola contou está linda história através de um filme com o lançamento do documentário dos 5 anos de Oficina de Teatro da PAEE – Público Alvo de Educação Especial com o título “Nossas Estrelas”.

O documentário que já vem sendo muito elogiado, realizado pela Venit Produções do artista e fotógrafo capão-bonitense Osvaldo Polississo, é fruto do trabalho de toda a equipe técnica e pedagógica da escola, famílias e alunos.

É também um sonho realizado por grandes mulheres, professoras e mães que amam a Educação Especial como as professoras Sirlene Antunes Henrique, Cleide Maria Costa, Patrícia e Silvia Oliveira, lideradas pela diretora Gislainy Aparecida Mendes Carvalho.

O prefeito Júlio Fernando e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo – Ana Luiza Dias também prestigiaram a noite especial e destacaram o protagonismo da escola em projetos como o PAEE.

Sempre um grande parceiro da escola, o diretor de Cultura – prof. Alexandre Mendes também esteve presente no lançamento do documentário e afirmou que o evento marcou a escola como uma referência aos tempos áureos da educação capão-bonitense.

“A Raul Venturelli faz uma Educação de qualidade pensando em todos. É um trabalho magnifico, construído por direção, professores, alunos e famílias e com resultados que são referência no campo educacional”, frisou Alexandre Mendes.

Os alunos da Escola Estadual Dr. Raul Venturelli recebem atendimento pedagógico especializado por meio da sala de recursos.

Segundo a direção da Unidade Escolar, o objetivo do teatro é melhorar a autoestima de alunos e mostrar que, dentro de suas limitações, são capazes de desenvolver atividades como a leitura, a interpretação e o teatro.

Antes das apresentações é realizado todo um trabalho pedagógico como leitura de livros e estudo de situações.

“Por meio do teatro, o desenvolvimento intelectual é visualmente notado, além da melhora do relacionamento interpessoal e da habilidade linguística. O resultado final foi bastante rico, pois quebrou a barreira de que o deficiente é invisível, sendo que eles provaram a capacidade que têm, visto que além da apresentação, também trabalharam na decoração do local. O projeto tem ajudado na moral e na questão dos valores desses alunos”, explicou a vice-diretora Silvia Oliveira.

Sala de recursos – A sala de recursos da Escola Estadual Dr. Raul Venturelli trabalha as habilidades dos alunos com deficiência intelectual durante o contraturno das aulas.

Os alunos frequentam as aulas normalmente com os demais estudantes e no contraturno são trabalhadas as habilidades de acordo com a necessidade de cada um deles”, explicaram.

Segundo as professoras são vários e bons os resultados já obtidos por meio do acompanhamento especializado.

A intenção do trabalho é levar informações às famílias, mostrar os direitos que eles têm, como o processo do transporte público gratuito, que já está sendo realizado, buscar a independência e apoio na inserção no mercado de trabalho.