A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está promovendo uma série de ações que visam conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio, em apoio à campanha “Setembro Amarelo”.

No final do último mês de agosto, foi realizada uma palestra ministrada pela assistente social Aline Vendrami e pela psicóloga Marilisa Moreira Ferreira Antunes, aos funcionários do CRAS, CREAS, Casa do Adolescente e CPP, antes de promover a Campanha em diversos órgãos e espaços públicos, como escolas, entidades, igrejas, entre outros.

A campanha conta com palestras, rodas de conversa, coletivos e diversas outras atividades, para que os públicos entendam a importância da conscientização e das atitudes preventivas. “Essas ações são essenciais para prevenir o suicídio, buscando promover a saúde mental. Nada melhor do que realizar o movimento com a rede de atendimento do município, pois assim, mais do que nunca fortalecemos nossos atendimentos em prol da vida, unindo os profissionais para falar abertamente sobre o tema”, destacou Vendrami.

A Secretaria de Desenvolvimento Social alerta para a importância de toda a população ter consciência a cerca da realidade do suicídio, a fim de prevenir a crescente de tal fenômeno que é universal e vem apresentando números alarmantes. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos e aproximadamente um milhão de pessoas se matam a cada ano.

Entre a programação completa de atividades, destaque para o próximo dia 10, quando haverá uma ação, a partir das 09h, na Praça Rui Barbosa, com os profissionais da assistência social, para a divulgação da Campanha. No mesmo dia, às 19h30, a ação acontecerá na Paróquia da Vila Aparecida. No próximo dia 27, haverá uma palestra que será aberta ao público, a partir das 19h, no Centro de Convenções.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização. Faça parte desta causa! E não se esqueça: a campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

Informações

Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. Busque o CVV, uma das ONGs mais antigas do país, por meio do telefone 188.

Confira a programação completa da Campanha “Setembro Amarelo” em Capão Bonito: