Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Secretaria de Planejamento investe na conscientização de alunos

SEMANA DO TRÂNSITO – Começou em Capão Bonito as Atividades da Semana Municipal do Trânsito.

Com coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento foi montado um minicircuito de trânsito na praça Cunha Bueno com o objetivo de conscientizar alunos da rede pública.

Alunos da escola municipal de Educação Infantil Balangá da Vila Aparecida foram os primeiros a percorrer o circuito e receber orientações de monitores de trânsito do município e também material de orientação ilustrativo.

Segundo o secretário Eder Danilo de Queiroz e o coordenador da ação Felipe Rostelato, através da educação no trânsito em parceria com as escolas será possível formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito.

“A iniciativa tem por objetivo contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, que é o nosso bem maior. A educação no trânsito nas escolas auxilia, ainda, na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito”, alegou o secretário acompanhado do prefeito Marco Citadini que prestigiou a ação com o diretor municipal de Trânsito (Demutran) – Gilberto Tobias.

Nas series iniciais – Segundo especialistas, os ensinamentos sobre educação no trânsito devem começar nas séries iniciais e aliar teoria e prática.

As crianças devem ser orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro.

Aqueles que usam bicicletas, skates, patins e patinetes devem aprender que existem faixas para ciclistas e outros lugares apropriados e seguros para a diversão, que excluem as vias públicas.

Também não devem se esquecer de usar equipamentos de proteção e segurança.

Os dados estatísticos mostram índices preocupantes.

Para as pessoas se conscientizarem desse perigo, o Brasil sempre elabora campanhas para a educação no trânsito, que chamam a atenção para a necessidade de respeitar a faixa de pedestres, usar cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, utilizar cadeirinha para crianças no carro, etc.

“A educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também contribuiu para formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida e por isso investimos neste tipo de ação”, destacou o prefeito Marco Citadini.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp