Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Secretaria de Saúde promove ações de conscientização contra o câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde promove, durante todo o mês de outubro, nas Unidades de Saúde, atividades para a conscientização e prevenção contra o câncer de mama, em apoio à campanha “Outubro Rosa”.

De acordo com a Secretaria, todas as Unidades de Saúde do município oferecem ações como orientações, atividades físicas nos grupos articulados pelo NASF-AB, com o objetivo de informar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o que pode ser feito para prevenir, como é feito o diagnóstico, a realização do autoexame e os tratamentos adequados.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica/ESF Luana Daniel Konno, as atividades serão realizadas por equipes multiprofissionais como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, nutricionistas, educador físico e demais integrantes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). “As mulheres com 50 anos ou mais terão a oportunidade de realizarem exame de mamografia no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, após avaliação e obtenção do pedido do exame na Unidade de Saúde e agendamento na Central de Vagas”, explicou.

Outubro Rosa

O projeto “Outubro Rosa”, que promove ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama durante este mês, tem como foco o alerta à população feminina para a realização de consultas e exames para rastreamento, principalmente na faixa etária de 50 a 69 anos de idade.

A pessoa que estiver pendente com a avaliação deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e agendar com um profissional – médico ou enfermeiro – para ficar em dia com a prevenção à doença.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

A doença é causada pela multiplicação de células anormais na mama, que formam um tumor. No Brasil, em 2016, as estimativas eram de 57.960 novos casos de câncer de mama.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp