A Secretaria Municipal de Saúde promove, durante todo o mês de outubro, nas Unidades de Saúde, atividades para a conscientização e prevenção contra o câncer de mama, em apoio à campanha “Outubro Rosa”.

De acordo com a Secretaria, todas as Unidades de Saúde do município oferecem ações como orientações, atividades físicas nos grupos articulados pelo NASF-AB, com o objetivo de informar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o que pode ser feito para prevenir, como é feito o diagnóstico, a realização do autoexame e os tratamentos adequados.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica/ESF Luana Daniel Konno, as atividades serão realizadas por equipes multiprofissionais como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, nutricionistas, educador físico e demais integrantes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). “As mulheres com 50 anos ou mais terão a oportunidade de realizarem exame de mamografia no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, após avaliação e obtenção do pedido do exame na Unidade de Saúde e agendamento na Central de Vagas”, explicou.

Outubro Rosa

O projeto “Outubro Rosa”, que promove ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama durante este mês, tem como foco o alerta à população feminina para a realização de consultas e exames para rastreamento, principalmente na faixa etária de 50 a 69 anos de idade.

A pessoa que estiver pendente com a avaliação deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e agendar com um profissional – médico ou enfermeiro – para ficar em dia com a prevenção à doença.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

A doença é causada pela multiplicação de células anormais na mama, que formam um tumor. No Brasil, em 2016, as estimativas eram de 57.960 novos casos de câncer de mama.