Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Secretaria de Saúde realiza ações em apoio ao “Outubro Rosa”

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste mês uma série de atividades em apoio à campanha “Outubro Rosa”, que visa destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama.

Na manhã desta segunda-feira, dia 16, foi promovida a ação de intensificação “Dia D” na Unidade Básica de Saúde do Centro, em que foram realizadas palestras com orientações sobre a importância do rastreamento precoce no auto exame e mudanças no estilo de vida em decorrência do câncer de mama, pela enfermeira Letícia Azevedo e auxílio dos profissionais da UBS.

As ações são relevantes, pois de acordo com a Secretaria de Saúde, os dados do Inca (Instituto do Câncer) mostram que mesmo diante das campanhas de conscientização, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil (o de pulmão fica em primeiro lugar). O dado mais atualizado indica 57.960 novos casos da doença em 2017, com uma média de 159 por dia. Há casos de câncer de mama também em homes, porém com incidência menor.

“O trabalho das equipes é falar sobre a doença na forma de orientação sobre o rastreamento precoce. Quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de cura. Queremos levar as informações úteis para que as pessoas fiquem conscientizadas e procurem tomar as medidas corretas”, destacou a secretária de Saúde Ana Fernanda.

Os interessados em participar devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicitar informações junto aos profissionais.

Confira a programação:

17/10/17 – 8h30: “Dia D” no Salão da Igreja São Cristóvão. Entre outras atividades, haverá alongamento, zumba e o auto exame.

18/10/17 – 9h: “Caminhada pela Vida”, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Ana Benta. Haverá caminhada com saída na UBS e chegada à Igreja do bairro, onde haverá teatro abordando o tema.

21/10/17 – 14h: “Dia D” na Unidade Básica de Saúde do Bairro Ferreira das Almas.

27/10/17 – 14h: “Dia D” na Unidade Básica de Saúde do Jardim Alvorada.

28/10/17 – 14h: “Dia D” na Unidade Básica de Saúde do Bairro dos Tomés.

Já na Unidade Básica de Saúde da Vila Aparecida conta com a “Sala de Espera” todos os dias. Enquanto os pacientes aguardam atendimento, os profissionais passam informações sobre a campanha “Outubro Rosa”.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp