Secretaria de Saúde realiza mutirões e ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Secretaria Municipal de Saúde realizou ações especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última quinta-feira, dia 08. As mulheres puderam participar das atividades nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Na quarta-feira, dia 07, aconteceu uma passeata com profissionais da Saúde, para o lançamento da campanha de intensificação do Programa Saúde da Mulher, com o tema “Mulher Maravilha”. Outras ações também aconteceram nos demais serviços que a Rede de Cuidados do município oferece à população.

Como parte da programação, a Secretaria, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou um mutirão de promoção à saúde, na área urbana e rural, garantindo maior acessibilidade. Os eventos aconteceram entre às 8h00 e 20h00.

De acordo com a Secretaria, nos locais foram oferecidos serviços como coleta de material para exames, verificação de pressão arterial e glicemia e atualização do cartão de vacina, além da higienização facial e maquiagem.

Houve ainda aulas nas Unidades, garantindo o cuidado sobre a prevenção do sedentarismo, com apoio da equipe multidisciplinar do NASF.

“Profissionais das equipes de saúde deram também orientações sobre os serviços municipais de atendimento à mulher vítima de violência doméstica, familiar e/ou sexual. A programação inclui ainda ações de higienização dos alimentos, alimentação saudável, doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos”, explicou a enfermeira e coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Luana Daniel Konno.

Ainda de acordo com a Secretaria, as ações continuam durante o mês em algumas, sendo que algumas escolas e Unidades de Saúde estarão estendendo as ações para o público-alvo em todas as idades.

Confira a programação:

A Secretaria Municipal de Saúde agradece às equipes pelo empenho e organização do projeto, à primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Citadini, pelos quitutes e brindes, e aos demais colaboradores pelos brindes de “Dia da Beleza no Salão”, onde foram sorteados oito luzes e 40 cortes com escovas, em parceria com a Escola Técnica Cabeleireiros Bless, e representantes dos cosméticos que contribuíram com profissionalismo e carinho.