Secretaria realizou capacitação para a rede socioassistencial de Capão Bonito

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou, entre os últimos dias 04 e 05, a capacitação da rede socioassistencial, com a proposta “Funcionamento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência”.

Conforme explicou a coordenação do CREAS, o foco da capacitação foi a discussão sobre medida socioeducativa e abuso e exploração sexual infantil, visando a articulação da rede e melhora nos atendimentos prestados pelos servidores públicos, Conselho Tutelar e Conselhos Municipais de direitos.

Além dos servidores do CREAS, participaram também funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Casa de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Especialidades e das Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação.

A capacitação foi ministrada pelo Centro de Estudos Leolina Cunha, especializado em prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e que atua na capacitação de pessoas vocacionadas para atuar na defesa de direitos.

De acordo com a coordenadora do CREAS, Jaqueline Costa, a capacitação da rede de atendimento à criança e ao adolescente em conjunto é de extrema importância para que juntos possam ofertar um serviço de qualidade e excelência. “Todos somos responsáveis pelo serviço prestado no município e o atual secretário de Desenvolvimento Social, Erivaldo Rodolfo (Nhã) sabe dessa relevância e não mede esforços para atender às solicitações da equipe técnica responsável pela medida socioeducativa. A ação foi ótima e de grande aprendizado para todos”, concluiu.