Secretarias discutem atendimento para moradores de rua

Representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação de Capão Bonito se reuniram no último dia 08 para discutirem o alinhamento de protocolos de atendimento de moradores de rua e migrantes que passam pelo município.

A reunião contou com a presença dos secretários Erivaldo Lauri Rodolfo (Desenvolvimento Social), Ana Fernanda (Saúde), Wagner Santos (Educação) e também do comandante da Polícia Militar, capitão Wagner de Oliveira, além do Corpo de Bombeiros de Capão Bonito e representantes do CRAS e do CREAS.

Segundo o secretário Erivaldo Rodolfo, o objetivo da reunião foi de ampliar a rede de atendimento, por meio do envolvimento das secretarias e elaboração de protocolos previamente definidos para minimizar problemas em alguns locais da cidade.

Para a PM e o Corpo de Bombeiros, a construção do protocolo é importante no atendimento, tanto nos casos de pessoas com surtos psicóticos, como de vulnerabilidade emocional e social.

Várias sugestões e propostas foram apresentadas e debatidas, e novos encontros serão realizados nos próximos meses, para ampliar o diálogo.

“Todas as ações debatidas objetivam, sobretudo, criar oportunidades para que a pessoa nesta situação saia da rua a partir de um plano de metas, pelo qual possa, no menor tempo possível, ser reinserido na sociedade”, afirmou a coordenadora do CRAS, Jaqueline Costa.

Abordagem

Dentro das ações promovidas pela Prefeitura em atenção a este público, estão abordagens realizadas por assistentes sociais em logradouros públicos, praças, parques e que consistem em conhecer as circunstâncias destes cidadãos.

Nestas abordagens são identificadas as pessoas, se são de Capão Bonito, se estão apenas de passagem ou se são pessoas residentes nos bairros da cidade, mas costumam permanecer em locais públicos por outras vulnerabilidades, como uso de álcool e drogas.

Após a abordagem, quando há o aceita pelo cidadão, ele passa a ser atendido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

Se não for morador de Capão Bonito, a equipe assistencial faz a identificação da cidade de origem e procura providenciar seu retorno ao município, para início da inclusão na rede socioassitencial e a ação de sensibilização, pela cidade de origem, junto à família ou amigos.

Nos casos em que a identificação não seja de internação ou de encaminhamento ao abrigo, a pessoa em situação de rua é encaminhada para outros atendimentos, como à Unidade de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou atendimento ambulatorial de tratamento em entidade parceira.

Em todos os casos é trabalhada a aceitação da pessoa quanto ao acolhimento e para que possa ter acesso à proteção integral enquanto não reinserida na sociedade.