Sem casos confirmados, Capão Bonito cria ações de prevenção contra coronavírus

Capão Bonito, até a data de hoje (dia 14 de março), não tem caso confirmado de Covid-19, o coronavírus, segundo a Vigilância Epidemiológica. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou um plano de contingência aos profissionais da rede municipal e da Santa Casa de Misericórdia.

Na reunião com os profissionais da Saúde foi transmitida uma web conferência promovida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), do Estado de São Paulo, e passadas orientações que vêm do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde estadual.

“O objetivo é preparar o fluxo de atendimentos e os encaminhamentos de possíveis pacientes suspeitos de estarem infectados com o novo coronavírus. O plano é para o enfrentamento à doença e para realizar o melhor acolhimento de pessoas que podem ter sido contaminadas pelo vírus. Temos que agir de maneira antecipada para estarmos preparados nos possíveis casos”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ana Fernanda.

De acordo com a coordenadora interina da Vigilância Epidemiológica (VE) de Capão Bonito, enfermeira Josiane Queiroz, até o momento, o município não registrou caso positivo da doença.

“Saíram algumas especulações de que havia caso de coronavírus em Capão Bonito, mas a informação é inverídica. Deixamos claro à população que não há motivo para desespero. Qualquer novidade nós iremos informar em nossos meios de comunicação oficiais, por isso, pedimos a todos que acreditem apenas nas notas de órgãos oficiais, para evitar propagar o que não é a realidade e causar pânico nas pessoas”, ressaltou.

A Secretaria de Saúde recomendou que a população deve se conscientizar e realizar ações de prevenção contra o vírus.

“O momento é de evitar aglomerações, locais fechados, contatos físicos e o ideal é manter uma boa higienização, lavando bem as mãos, cobrindo a boca com o braço ou lenço descartável ao tossir e espirrar, e mantendo muito cuidado com os mais idosos, que formam o público com maior risco”, disse a secretária.

Parceria com a Secretaria de Educação

Em um momento da reunião participaram também o secretário de Educação, Wagner Santos, diretores e professores.

O objetivo foi de orientar o setor sobre as medidas que devem ser tomadas nas escolas.

De acordo com os profissionais da Educação, as informações estão sendo repassadas para os alunos do município.

O secretário agradeceu a parceria com a Saúde, o empenho de professores e diretores, e afirmou que a Secretaria também está tomando medidas e realizando ações para diminuir os riscos de casos de coronavírus em Capão Bonito.

Desfile cívico adiado

O desfile cívico em comemoração aos 163 anos de Capão Bonito, que aconteceria no próximo dia 02 de abril foi adiado.

A medida foi tomada pela Secretaria da Educação, em reunião que aconteceu nesta sexta-feira, como forma de prevenção ao novo coronavírus, evitando a aglomeração de pessoas.