Site da Prefeitura conta com ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito implantou em seu portal oficial, ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência, como forma de garantir a inclusão digital. As ferramentas foram aplicadas pela empresa BT Design, administradora do site.

A implantação é uma obediência à Lei Brasileira de Inclusão – Lei 13.146/15, que é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades, como o uso de produtos, serviços e informações. Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do World Contente Acessibility Guide, World Wide Web Consortium e, no caso do Governo Brasileiro, ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.

“Na parte superior direita do portal, foi adicionado um ícone de acessibilidade, onde se encontram diversas ferramentas para o usuário, sendo: teclas de navegação, ler a página, aumento de contraste, links destacados, texto maior, espaçamento de texto, pare animações, fontes legíveis, cursor e barra de ferramentas”, explicou o proprietário da BT Design, Bruno Tallarico.

Os destaques das ferramentas ficam por conta da função “ler a página”, onde o usuário pode selecionar um trecho ou toda a página e ouvir a leitura da notícia, e a função “texto maior”, que facilita a leitura dos textos.

Todas as ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Segundo o setor de Comunicação da Prefeitura, a medida é essencial para promover mais acessibilidade, para que toda a população possa ter acesso
às informações oficiais do município.

“Agradecemos à empresa BT Design pelo trabalho de excelência. Essa é mais uma forma de levarmos as notícias para ainda mais pessoas. Entendemos que a acessibilidade deve se fazer presente em todos os meios, para que as pessoas com deficiência tenham a garantia de seus direitos”, alegou a equipe de Comunicação.