Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Técnicos da TBG alertam proprietários rurais sobre dutos de gás

GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL – O secretário de Agropecuário, Obras e Meio Ambiente – Reinaldo Daniel Jr. e o diretor de Meio Ambiente – Adalberto Almeida Mendes receberam na 5ª feira, 20/07, a visita de técnicos da TBG (Transportadora Brasileira de Gasoduto Bolívia-Brasil) que explicaram os cuidados a serem tomados nas propriedades que possuem os dutos de gás.

Segundo os técnicos, os dutos que passam em Capão Bonito são responsáveis por fornecer gás natural a três estados do Sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Vital para a economia nacional, o gasoduto Brasil-Bolívia percorre 2,5 mil quilômetros do território brasileiro.

Passa pelos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o que atinge 135 municípios. O canal de gás passa por Capão Bonito e, inclusive, tem uma ECOMP (Estação de Compressão de Gás) no município.

A estrutura do gasoduto construído em parceria pelos governos do Brasil e Bolívia é gigantesca.

Se contar as duas partes, ele tem 3.150 quilômetros de extensão – 2,5 mil por aqui e 557 quilômetros no país vizinho. A obra para construir esta estrutura teve custo de 2 bilhões de dólares.

Operação do gasoduto – A TBG é a responsável por operar e fazer a manutenção dos 2,5 mil quilômetros do gasoduto binacional no território brasileiro.

Para garantir o funcionamento 100% da estrutura, a companhia conta com equipes de campo e uma Central de Supervisão e Controle (CSV) que funciona 24 horas por dia.

A alta tecnologia também está presente, pois os dutos são monitorados via satélite.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp