Univesp Capão Bonito terá mais 30 vagas para o primeiro semestre de 2020

O polo Capão Bonito da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) terá mais 30 vagas a partir do primeiro semestre de 2020, e com isso chegará a 210 vagas no município. Para o próximo ano, serão 15 vagas para o eixo básico em licenciatura e mais 15 para eixo básico em computação.

As inscrições foram abertas nesta terça-feira, dia 15, terminam no próximo dia 14 de novembro, às 15h, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As provas ocorrerão no próximo dia 1º de dezembro e o início das aulas está previsto para fevereiro.

Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para concorrer participar do vestibular, basta ter concluído o ensino médio, ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula.

Até o dia 18 de outubro, às 15h, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação ou que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

O prefeito Marco Citadini ressaltou a abertura de mais vagas em Capão Bonito, como mais uma oportunidade para a capacitação da população.

“Graças ao grande trabalho realizado na Univesp Capão Bonito, conquistamos mais essas 30 vagas, chegando a mais de 200 estudantes da universidade em nosso município. É importante destacar ainda que a Univesp é uma das instituições mais renomadas e conceituadas do Estado, e ainda é gratuita, ou seja, qualquer capão-bonitense terá a chance de se capacitar e estar preparado para o mercado de trabalho”, disse.

Citadini também relevou o fato de Capão Bonito estar passando por um grande momento de investimentos no setor industrial, que oferecerá centenas de vagas de trabalho nos próximos anos.

“São 16 empresas que estão se instalando no Distrito Industrial II, iniciativa que abrirá mais de 300 vagas de emprego na cidade. Esse é mais um motivo para a população se capacitar e preencher essas vagas”, completou.

Univesp Capão Bonito

O novo polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) de Capão Bonito, que é pública e gratuita, foi conquistado pelo prefeito Marco Citadini, em maio de 2018, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovações do Estado.

O polo fica instalado no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, com grande infraestrutura, laboratório com 50 computadores com processadores de alta geração e internet, disponibilizados pela Prefeitura Municipal, por meio de verba do gabinete.

Além dos 30 novos alunos a partir do próximo semestre, o polo conta com mais 180 estudantes, desde o ano passado, nos cursos de Engenharia de Computação, Matemática e Pedagogia.

A Univesp conta cursos realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.