Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
logo-1.svg

Vacinação antirrábica começa no próximo dia 24 na zona rural de Capão Bonito

CONTRA A RAIVA – Começa no próximo dia 24 de julho (segunda-feira) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Capão Bonito.

A campanha começará na primeira etapa pela zona rural e logo após abrangerá a área urbana do município.

Segundo a Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente, a meta é vacinar cerca de 7 mil animais.

A secretaria criou um cronograma de vacinação que vai até o dia 1º de agosto (confira) e pede para que as pessoas da zona rural levem seus animais nos pontos onde já eram vacinados anteriormente.

A importância da vacinação – Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em praticamente 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Tendo isso em vista, no Brasil, a maioria dos estados e municípios promovem campanhas anuais de combate à doença, incentivando que os donos de pets levem seus bichinhos de estimação para que a vacina antirrábica possa ser administrada. No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o País, a transmissão da doença não é algo descartado.

“Todos os anos cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir dos cinco meses de idade, com exceção de gestantes. Trata-se de uma doença onde o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de ‘sangue quente’ domésticos ou selvagens, ou seja, cães, gatos, macacos, morcegos e outros, incluindo o homem. Ela é transmitida ao ser humano através do contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente”, alerta o secretário de Agropecuária e Obras – Reinaldo Daniel Jr.

Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, sendo estes os primeiros, seguidos de agitação, agressividade extrema, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir. Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas, procure um médico veterinário o quanto antes para iniciar o tratamento o mais rápido possível, já que em questão de onze dias seu animal pode vir a óbito.

As reações em relação à vacina são raras, mas quando ocorrem costumam apresentar dor no local da aplicação e uma febre que pode durar entre 24h e 48h. Porém, as reações do tipo alérgica, com vermelhidão das orelhas e inchaço do focinho são importantes e o veterinário deve ser procurado.

“Verifique a carteira de vacinação de seu pet e mantenha as vacinas em dia!”, destacou Reinaldo Jr.

ROTEIRO DE VACINAÇÃO ANTI-RABICA “ANIMAL 2017”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp