Vacinação contra sarampo para pessoas entre 20 e 29 anos começou nesta segunda-feira

A segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, realizada por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura de Capão Bonito, começou nesta segunda-feira, dia 18. Esta etapa é focada em jovens na faixa de 20 e 29 anos ainda não imunizados contra a doença.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até o dia 30 deste mês as doses estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município. O público-alvo deve comparecer, obrigatoriamente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

No próximo dia 30, haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos que ainda não se vacinaram ou estão com a carteira de vacinação desatualizada.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE) de Capão Bonito, a estimativa é de vacinar 7.445 pessoas do município, sendo 3.781 de jovens com 20 a 24 anos e 3.664 de 25 a 29.

Ainda segundo a VE, a cobertura vacinal das crianças entre 6 a 11 meses teve uma adesão de 116%, e as de um ano a menores de dois anos, adesão de 103%.

Contraindicações

A vacina é contraindicada também para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

Cenário epidemiológico

O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus. Neste ano, até o momento, há 8.815 casos confirmados laboratorialmente. Considerando que o vírus já circula em todo o território paulista, conforme prevê no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, o Estado também confirma casos com base no critério clínico-epidemiológico (ou seja, com base em sintomas e avaliação médica), englobando outros 2.759 casos. Em Capão Bonito, até o momento, um caso de sarampo foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica.